17 de novembro: Dia Mundial da Prematuridade

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 16/11/2020


Relatora: Marina Carvalho de Moraes Barros
Departamento de Neonatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

O Dia 17 de novembro é considerado o Dia Mundial da Prematuridade e foi criado para sensibilizar a população para um problema de saúde pública, a prematuridade, e assim, inspirar todos a refletirem nas estratégias para a sua prevenção e para melhorar a assistência neonatal a esses pacientes.

No mundo, cerca de 15 milhões de nascimentos são prematuros. No Brasil, em 2018, 11% dos nascimentos foram prematuros, o que correspondeu a mais de 320 mil nascidos vivos. Embora a maioria dos prematuros sejam tardios e, portanto, são direcionados ao Alojamento Conjunto após o nascimento, intercorrências como icterícia, hipoglicemia, desconforto respiratório, infecções e dificuldade no aleitamento materno são mais frequentes nesses recém-nascidos. Devemos estar atentos a essas intercorrências no acompanhamento desses pacientes.

Entre os prematuros, em 2018, no Brasil, quase 46 mil nasceram com idade gestacional inferior a 32 semanas e, portanto, foram internados nas UTI Neonatais. Esses pacientes apresentam uma série de intercorrências próprias da prematuridade no período neonatal que demandam suporte respiratório, hemodinâmico, metabólico e nutricional, entre outras, visando não só a maior sobrevida desses pacientes, mas também uma melhor qualidade de vida na infância e adolescência.

Cerca de 70% dos prematuros com idade gestacional inferior a 32 semanas sobrevivem ao período neonatal, mas podem apresentar, na infância e adolescência, problemas de desenvolvimento, como déficit cognitivo e motor, déficit auditivo e visual, atraso no desenvolvimento da linguagem, dificuldades escolares e alterações comportamentais. Assim, os cuidados dos prematuros na infância também devem ser diferenciados, envolvendo além do pediatra, diversos outros profissionais de saúde.

Procurando contribuir com a difusão de conhecimento entre os pediatras, neste mês de novembro, Novembro Roxo, em comemoração ao Dia Mundial da Prematuridade, estamos divulgando uma série de documentos científicos, orientação para pais de prematuros, e videoaulas que estão disponíveis gratuitamente aos associados da Sociedade de Pediatria de São Paulo, elaborados pelo Departamento Científico de Neonatologia.

 

Para ter acesso, clique nos links abaixo.

Aproveitem o conteúdo que foi elaborado para vocês!

 

Cursos e Eventos 

Meu Bebê Nasceu Prematuro e Agora? – Março Lilás (Live Facebook)

Nascer Prematuro no Brasil: como estamos e o que precisamos saber – Março Lilás

Cuidados com o Recém-Nascido Prematuro: Minimizando os Riscos

Documentos Científicos

Organização postural do recém-nascido pré-termo em unidades neonatais: considerações sobre o uso do ninho

Aspectos peculiares do crescimento e desenvolvimento do prematuro

Suplementação de vitaminas e oligoelementos para o prematuro

Blog Pediatra Orienta

Meu bebê nasceu prematuro, e agora?

O uso do ninho no cuidado do bebê prematuro na unidade neonatal

Sinais de alerta no bebê prematuro após a alta

Método canguru no cuidado do bebê prematuro

Desmistificando a UTI Neonatal

Como evitar problemas respiratórios no prematuro após a alta