Texto divulgado em 18/09/2025
O retinoblastoma é o tumor ocular maligno mais comum na infância. É um câncer raro, que atinge entre 200 e 400 crianças anualmente no Brasil, e é mais frequente abaixo dos dois anos de idade.
Seus principais sinais e sintomas são a leucocoria, ou “olho de gato”, quando a massa tumoral ocupa toda a retina, resultando em um reflexo branco na pupila; o aparecimento de estrabismo e a dor ocular.
A atenção da família e do pediatra geral para alterações oculares e a realização de exame de fundo de olho por oftalmologista na primeira infância podem diagnosticar o tumor ainda em fase inicial, e encaminhar a serviços de oncologia pediátrica com experiência na abordagem desse câncer.
Campanhas patrocinadas por organizações não governamentais, como “Olhinho Diferente, Pediatra Urgente” e “De Olho nos Olhinhos” chamam a atenção para essa doença neste Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma.
Atualmente, diversas modalidades de tratamento, realizadas em centros especializados no tratamento desse tumor, permitem a preservação da vida, do olho e da visão da criança.
Ethel F. Gorender
Presidente do Departamento Científico de Oncologia da SPSP


