19 de maio – Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano

19 de maio – Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano

O Brasil, segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI- 2019), é considerado uma referência para o aleitamento materno, porque desde a década de 1980 várias ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, com a participação dos governos, sociedade civil e organizações não governamentais, contribuíram para aumentar a duração mediana do aleitamento, de três meses, nos anos 1970, para mais de um ano (16 meses).

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) tem como principal missão a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno, à saúde da mulher e da criança, bem como a mobilização pela doação de leite humano. Este ano, com a frase “UM PEQUENO GESTO PODE ALIMENTAR UM GRANDE SONHO: DOE LEITE”, os Bancos de Leite Humano (BLH) do Brasil querem aumentar a captação de leite humano para beneficiar mais prematuros.

A produção excessiva de leite materno e dificuldades na amamentação estão entre os relatos mais frequentes das mulheres que procuram ajuda nos bancos de leite. Nestes casos, após terem recebido auxílio, muitas mulheres optam por ajudar a salvar vidas. Qualquer volume é importante, um litro de leite doado pode alimentar 10 recém-nascidos internados nas unidades neonatais por dia.

Pela legislação RDC 171, que regulamenta a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, a doadora, além do excesso de produção de leite, deve ser saudável, não fumar ou usar bebidas alcoólicas, não apresentar doenças infectocontagiosas, não usar drogas e medicamentos que impossibilitem a doação de leite.

Todo leite doado passa pelo processo de coleta, é analisado no BLH, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança prematura internada em uma unidade neonatal, conforme rege a legislação.

Quer ser uma doadora de leite? Acesse o site da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano/FIOCRUZ, escolha a região e o Estado onde você reside, faça contato telefônico com o BLH mais próximo de sua residência, que lhe dará todas as informações necessárias. Não se preocupe com ter que levar o leite extraído, porque será retirado em sua residência.

Com a doação, não faltará leite para o seu filho, porque a produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado (para doação ou sugado pelo seu bebê), mais leite será produzido. Tenha certeza de que os prematuros agradecem!

A Sociedade de Pediatria de São Paulo apoia esta campanha e incentiva todas as mulheres a amamentar.

 

Relatora:
Rosângela Gomes dos Santos
Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo