20 de Março – Dia Mundial da Saúde Bucal 

20 de Março – Dia Mundial da Saúde Bucal 

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 18/03/2022


 

A saúde bucal está diretamente relacionada a alimentação saudável e aos cuidados de higiene bucal, que devem ser bem estabelecidos desde a infância. Os hábitos são aprendidos pela criança por meio das experiências e vivências, sendo a família a sua principal referência para estes quesitos.

O leite materno, sempre que possível, deve ser oferecido ao bebê de maneira exclusiva durante os seis primeiros meses de vida, podendo ser continuado, em paralelo a alimentação complementar, por até dois anos ou mais. O consumo de formulações ou alimentos que contenham açúcares deve ser totalmente evitado até os dois anos de idade.

Além dos inúmeros benefícios nutricionais e imunológicos do leite materno, a amamentação ajuda a criança a aprender a sugar, deglutir e respirar pelo nariz, além de exercitar os músculos relacionados a essas funções, que posteriormente estarão preparados para realizar a boa mastigação.

Dos 6 aos 12 meses de idade tem início a alimentação complementar, por meio das refeições principais (almoço e jantar) e de frutas, que devem ser amassadas e oferecidas em pedaços pequenos e não trituradas no processador, a fim de que a criança tenha o contato com os alimentos em diferentes consistências. De forma gradual, será preparada para para receber a alimentação da família por volta de 1 ano de idade.

A amamentação associada à introdução da alimentação complementar favorece o adequado crescimento e desenvolvimento de toda a boca e face da criança, além de um belo sorriso. Com o início da alimentação complementar, a criança aprende a mastigar, mesmo sem ter dentes, utilizando as gengivas para amassar os alimentos. Os primeiros dentes do bebê, os incisivos, geralmente inferiores, irrompem por volta dos 6 meses de idade. A função desses dentes é basicamente morder. Próximo aos 24 meses, estarão nascendo os dentes posteriores, os molares, cuja função é mastigar. Assim se completa a primeira dentição, chamada de dentição decídua ou de leite.

 

A importância da higiene bucal

A higiene bucal deve ser realizada desde o aparecimento do primeiro dente de leite, por volta dos 6 meses de idade, utilizando-se uma escova dental com cabeça pequena e cerdas macias. Indica-se também o uso de um creme dental infantil fluoretado, contendo entre 1.000 a 1.100ppm de flúor, na quantidade equivalente a um grão de arroz cru. A escovação dos dentes deve ser feita por um adulto, pelo menos 2 vezes ao dia, sempre após a primeira refeição da manhã e antes de dormir.

É recomendado que a primeira consulta odontológica aconteça por volta da época de erupção dos primeiros dentes, mantendo o monitoramento preventivo ao longo de toda a vida visando contribuir para a saúde geral, bem-estar e qualidade de vida.

 

Relatora:
Cristina Giovannetti Del Conte

Núcleo de Estudos de Saúde Oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

Foto: bernardbodo | depositphotos.com