25 de julho – Dia Mundial de Prevenção do Afogamento

25 de julho – Dia Mundial de Prevenção do Afogamento

Mais de 2,5 milhões de pessoas morreram afogadas no mundo nos últimos 10 anos, sendo 90% das mortes em países de baixa e média renda, atingindo principalmente indivíduos jovens. O afogamento é uma das 10 principais causas de morte de crianças e jovens de 1 a 24 anos em todas as regiões do mundo.

A Assembleia da ONU adotou uma resolução histórica na prevenção global de afogamento, em 28 de abril de 2021: reconhecendo-o como uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo, estabeleceu o dia 25/07 como Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, data a ser considerada anualmente pelos 193 Estados Membros. Deve-se considerar a data como uma oportunidade para promover mensagens e ações de conscientização e prevenção.

Uma “epidemia silenciosa de mortes evitáveis”, o afogamento mata em média 26 pessoas por hora, ou 650 por dia, no mundo: “Qualquer um pode se afogar, mas ninguém deveria.”

Da conscientização da escala do problema ao reconhecimento e promoção de soluções testadas para prevenir o afogamento, a OMS coordenará ações baseadas em seis intervenções básicas:

  1. Treinamento de espectadores leigos em técnicas de resgate seguro e ressuscitação;
  2. Definição e cumprimento de regulamentos de segurança no transporte aquático;
  3. Melhoria no gerenciamento de risco de inundações em nível local e nacional;
  4. Instalação de barreiras que controlem o acesso à água;
  5. Fornecimento de locais seguros (creches adequadas), longe de água para crianças pré-escolares;
  6. Ensino de crianças em idade escolar da técnica da natação, da segurança na água e do resgate seguro.

O avanço na prevenção do afogamento requer que políticos, sociedade civil, saúde, indivíduos em posição de financiar intervenções e ações de prevenção de afogamento trabalhem juntos, falando “a mesma língua”. Todos e qualquer um podem fazer algo para evitar o afogamento.

Mantenha você e sua família seguros dentro ou ao redor da água. Torne-se um defensor da causa. A SPSP, através do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente, abraçou a ideia e lançou a campanha “Não se afogue”!

Divulguem as mensagens, conversem entre rodas de amigos, nas comunidades, escolas, sobre os riscos e as soluções para que as pessoas NÂO SE AFOGUEM!

Relatora:
Tania Zamataro
Presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Coordenadora do Blog Pediatra Orienta da SPSP