26 de junho – Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Drogas

26 de junho – Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Drogas

No Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Drogas não temos muito a comemorar. A droga está cada vez mais perto das crianças e suas famílias. A maconha e o cigarro eletrônico parecem ser a nova moda entre os jovens, misturadas ao álcool. A experimentação de álcool e outras drogas começa cada vez mais cedo e tem início dentro de casa.

Quando perguntam quando começar a falar sobre drogas em casa, eu digo que se deve começar na gravidez – ou seja, se a mãe ou o pai fumam, devemos orientá-los a parar, se ingerem bebidas alcoólicas, a gestante tem que parar e o futuro pai, em solidariedade, parar também! Devem ter em mente que não há dose segura de álcool.

Não existe idade para falar sobre drogas com os filhos.

Para crianças menores, o exemplo dos pais é a melhor maneira de se “comunicar” com os filhos. É a atitude principal para evitar que seus filhos utilizem drogas.

Quanto de bebida alcoólica você serve em sua festa de família?

Para as crianças do Fundamental 1, contar histórias, discutir vídeos ou até algumas propagandas que passam na TV vale a pena, mas a postura dos pais quanto ao álcool e drogas ainda é o principal fator de proteção das crianças. Para essa faixa etária, recomendo o programa Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, que têm um material rico em “contação” de histórias e livretos que podem ser utilizados (https://www.drbarto.com.br/quem-somos/livretos/).

Já no Fundamental 2, temos material sobre drogas ilícitas: maconha, narguilé, cigarro eletrônico, apropriados para essa faixa etária; em um projeto piloto (https://drbarto.46graus.com/), as famílias que discutiam o assunto de drogas em casa tinham 60% a menos experimentação de cigarro, álcool, maconha e crack do que aquelas que não conversavam sobre este assunto.

Conversar em casa melhora muito o relacionamento familiar e o alerta para estas questões. Não podemos deixar de abordar estes assuntos, uma vez que antes dos 10 anos já há experimentação de álcool, tabaco, maconha, etc.

Os erros mais comuns que acontecem nas famílias são:

  • o pai que quer ensinar seu filho a beber com 13 anos – se o filho bebe com o pai, vai beber com os amigos, e aí, geralmente, a quantidade é outra;
  • o pai que introduz a maconha para ser um cara legal, jovem, participante do grupo dos filhos.

Isso tudo não pode ser indicado. Lembro que, em todas as faixas etárias, o exemplo dentro de casa e a discussão de assuntos em família são bons protetores.

Portanto, invista na sua família para que tenhamos algo a comemorar no próximo ano no Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Drogas.

 

Relator:
João Paulo Becker Lotufo
Membro da Comissão de Combate ao Tabagismo da Associação Médica Brasileira (AMB)
Responsável pelo Projeto Antitabágico do Hospital Universitário da USP
Responsável pelo Projeto Dr. Bartô e os Doutores da Saúde – Projeto de Prevenção de Drogas no Ensino Fundamental e Médio
Presidente do Núcleo de Estudos de Combate ao Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes da SPSP