28 de abril – Dia da Educação

28 de abril – Dia da Educação

No dia 28 de abril comemora-se o Dia da Educação. No dia 24 foi comemorado o Dia da Família na Escola. É preciso pensar nessas duas datas conjuntamente.

A Educação é realizada de modo intencional e extrapola as paredes de uma sala de aula. Ela começa em casa, com o aprendizado do bebê desde que nasce. No entanto, a Educação formal, esta sim, é realizada na escola.

Em tempos de tanta violência e sensação de insegurança generalizada, devido às tragédias recentes ocorridas em ambiente escolar, mais do que nunca precisamos olhar com cuidado, carinho e dedicação para as nossas escolas.

Como sociedade, precisamos cobrar uma maior valorização da Educação, com participação ativa de quem está na linha de frente, que é o professor. Como pais e responsáveis, é necessário nos aproximarmos do ambiente escolar, conhecer a equipe, saber o que se pode fazer para auxiliar a escola como ambiente de ensino-aprendizagem.

Valorizar os professores e profissionais da Educação dentro de casa, através do acompanhamento das atividades de seus filhos e mantendo canais de contato é fundamental para que as crianças e adolescentes aprendam pelo exemplo.

Construir uma relação de proximidade com colegas, com professores e equipe escolar é fundamental para um bom êxito da nova geração.

 

Relator:
Fausto Flor Carvalho
Presidente do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria de São Paulo