30 de julho – Dia Internacional da Amizade

30 de julho – Dia Internacional da Amizade

“Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração” (Canção da América – Milton Nascimento)

 

A amizade é um tesouro que descobrimos ao longo da jornada da vida e sua importância já começa na infância.

A amizade na infância proporciona um ambiente seguro e estimulante, para que as crianças explorem o mundo ao seu redor. Ao interagir com seus pares, elas aprendem importantes habilidades sociais, como compartilhar, colaborar, negociar e resolver conflitos. Essas interações promovem o desenvolvimento da empatia, do respeito mútuo e da capacidade de compreensão sob diferentes perspectivas.

A amizade é um alicerce importante para o desenvolvimento da autoestima e da confiança das crianças. Ao se sentirem aceitas e valorizadas por seus amigos, elas ganham segurança para explorar suas próprias habilidades, expressar suas opiniões e serem autênticas. A amizade também estimula a autoexpressão e a criatividade, uma vez que as crianças se sentem encorajadas a compartilhar ideias e brincar de forma imaginativa juntas.

Os amigos são parceiros de aventuras e cúmplices nas descobertas do mundo. Através das brincadeiras em grupo, as crianças aprendem a trabalhar em equipe, a desenvolver habilidades de liderança e a lidar com situações desafiadoras. A amizade também promove a resiliência emocional, pois os amigos estão presentes para apoiar uns aos outros nos momentos difíceis, ajudando a superar obstáculos e enfrentar adversidades com mais confiança.

As amizades na infância são um fator crucial para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento. Ao se envolverem em conversas e trocas de ideias com os amigos, as crianças expandem seu vocabulário, aprimoram suas habilidades de comunicação e aprendem a construir argumentos e defender seus pontos de vista. Também estimulam a curiosidade intelectual, já que as crianças compartilham conhecimentos, exploram interesses comuns e descobrem novas informações juntas.

A amizade desempenha um papel fundamental na formação da identidade e do bem-estar emocional das crianças. Através da interação com amigos, as crianças aprendem a se conhecer melhor, a compreender suas emoções e a desenvolver habilidades sociais que lhes permitirão estabelecer relacionamentos saudáveis ao longo da vida.

A amizade desempenha um papel importante no ambiente educacional. A presença de amigos na sala de aula cria um ambiente acolhedor e estimulante, onde as crianças se sentem mais motivadas a participar ativamente das atividades, compartilhar ideias, colaborar em projetos conjuntos e buscar soluções criativas para os desafios propostos.

A amizade também é um elemento-chave para a promoção de uma atmosfera de respeito e inclusão. Quando as crianças desenvolvem amizades diversificadas, aprendem a valorizar as diferenças, a aceitar a individualidade de cada um e a combater o preconceito e a exclusão. A presença de amigos verdadeiros contribui para a construção de uma comunidade escolar mais solidária e empática, onde todos se sentem pertencentes e valorizados.

A amizade precisa ser cuidada e cultivada, nutrida ao longo do tempo. A amizade verdadeira é construída com base na paciência, na compreensão e no perdão. É um tesouro valioso que requer cuidado e dedicação para se manter viva e florescer.

 

Relator:
Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP