4 de Maio: Dia Internacional dos Bombeiros

4 de Maio: Dia Internacional dos Bombeiros

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 03/05/2022


No dia 4 de maio comemora-se o Dia Internacional dos Bombeiros, escolhido por ser o dia de São Floriano, legionário e mártir romano que criou um grupo de soldados especializados no combate a incêndios , sendo considerado o padroeiro da profissão. Essa data tornou-se internacional a partir de 1999, em homenagem a 5 bombeiros australianos mortos em um grande incêndio florestal, fato que gerou grande comoção mundial. Como símbolo para o dia, escolheu-se uma fita de duas cores, azul (representando a água) e  vermelha (representando o fogo), cores também encontradas em uniformes de serviços de emergência em todo mundo.

Os bombeiros trabalham na segurança e preservação de vidas e de patrimônio. Combatem incêndios, operam buscas e salvamentos diversos, prestam socorros em desabamentos e catrástofes, resgates em acidentes, atropelamentos, resgate de cadáveres, enfim, verdadeiros heróis indispensáveis a uma sociedade!

O Dia Internacional do Bombeiro presta homenagem ao profissional e honra a memória daqueles que morreram durante o exercício da profissão ou em decorrência de complicações deste trabalho, chama a atenção à necessidade de melhora contínua na formação e desenvolvimento daqueles que exercem a profissão e de melhores condições de trabalho, de segurança e proteção para as pessoas em seu exercício.

Parabéns Bombeiro! Parabéns Herói!

Relatora:
Tania Zamataro
Coordenadora do Blog Pediatra Orienta e Presidente do Departamento Científico de Segurança da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: tobias rehbein I pixabay.com