4º passo da IHAC e reanimação neonatal

Virginia Spinola Quintal
Pediatra e Neonatologista, Mestre e Doutora em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Professora Colaboradora do Departamento de Pediatria da FMUSP (disciplina de Neonatologia), Coordenadora do Banco de Leite do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e Presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SPSP.

Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é uma estratégia da OMS/UNICEF para reduzir a mortalidade infantil através da amamentação.

Estudos demonstram a importância do 4º passo da IHAC:

“Colocar os bebês em contato direto com a mãe logo após o parto, por pelo menos uma hora, e encorajar as mães a reconhecer se o bebê está pronto para ser amamentado, oferecendo ajuda, se necessário”.

O recém-nascido a termo, saudável e com boa vitalidade, não necessita de manobras de reanimação e deve ser posicionado sobre o abdome materno antes do clampeamento umbilical (após 1 a 3 minutos). A amamentação precoce aumenta a duração do aleitamento, reforça o vínculo mãe-filho, aquece o recém-nascido e o protege contra infecções.

 

Texto original publicado no Boletim Pediatra Informe-se Ano XXVII * Número 160 * Novembro/Dezembro de 2011.