6 de junho – Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

6 de junho – Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Acidentes envolvendo substâncias quentes, cáusticas ou até mesmo os incêndios são relatados desde a antiguidade. Impossível não nos lembrarmos do grande incêndio que aconteceu em São Paulo, na década de 1970, com o Edifício Joelma, ou a tragédia da Boite Kiss, no Rio Grande do Sul. Entre todas as características que envolvem esse tipo de evento, a mais importante é que a grande maioria das situações seriam preveníveis.

As queimaduras são consideradas um problema de saúde pública, pois representam uma parcela significativa de morbimortalidade na população mundial. No Brasil, ocorre cerca de um milhão de acidentes ao ano envolvendo queimaduras. Desses, 100 mil atendimentos são em unidades de saúde, chegando a 2.500 óbitos. Os países de renda média ou baixa são responsáveis por 90% dos casos de queimaduras. Mesmo os acidentes não fatais levam a terríveis consequências, como incapacidades funcionais, estéticas, psicológicas, sociais, além da dificuldade de retorno à mesma qualidade de vida.

Em relação à epidemiologia, observa-se que a maior parte das queimaduras ocorre no ambiente domiciliar e 80% acontecem na cozinha. O principal agente são os líquidos superaquecidos, que provocam escaldaduras. As lesões em geral são múltiplas e em várias regiões do corpo, pois geralmente o líquido cai ou espirra na criança e escorre. Um dado alarmante é que cerca de 20% das queimaduras em crianças estão relacionadas a maus-tratos infantis: 10%-12% das crianças agredidas apresentam queimaduras graves.

As queimaduras podem ser divididas em:

  • Térmicas: líquidos, vapores, sólidos superaquecidos e substâncias inflamáveis.
  • Elétricas: contato com corrente elétrica, seja por passagem de corrente pelo corpo ou explosão.
  • Outras: substâncias químicas, “geladura” e radiação (ingestão de pilhas, baterias).

Outra forma de classificação é em relação à profundidade das queimaduras, descritas como de primeiro, segundo ou terceiro grau. As de primeiro grau são as mais superficiais e são as conhecidas queimaduras solares. Quando existe a presença de bolhas, um nível um pouco mais profundo foi acometido, causando dor muito intensa. As de terceiro grau são as mais profundas e mais graves. Toda queimadura elétrica é classificada como de terceiro grau.

Na ocorrência de uma queimadura, existem algumas condutas que são consideradas universais e que podem ser realizadas por qualquer pessoa que esteja acessível à vítima. Esse primeiro atendimento é fundamental para a boa evolução da criança.

É importante salientar que o socorrista nunca deve se expor aos mesmos perigos que a vítima, para não se tornar mais uma vítima! O resgate especializado deve ser feito sempre pelo Corpo de Bombeiros – 193.

O primeiro objetivo é interromper o processo de queimadura: deve ser feito o resfriamento da lesão com água limpa e corrente, por pelo menos 20 minutos. Após, deve ser protegida com gaze, tecidos limpos, de modo frouxo, sem compressão no local.

Em hipótese alguma deve-se colocar qualquer substância sobre a área queimada. Pomadas de qualquer tipo, emplastros caseiros, substâncias orgânicas são totalmente contraindicados, pois além de não aliviarem a dor, podem causar malefícios, como infecções. A medicação que pode ser oferecida à criança é um analgésico de uso habitual. Em algumas situações especiais a criança deve ser encaminhada a uma unidade de saúde, para receber tratamento especializado, pois representam maior risco à saúde. São elas: presença de bolhas, queimaduras elétricas e químicas, lesões na face, nos olhos, no períneo, nas mãos, nos pés e nas articulações.

As queimaduras não são consideradas acidentes: o manuseio inadequado de agentes inflamáveis, geralmente pelos adultos, a falta de políticas públicas e privadas de prevenção e, principalmente, a falta de supervisão das crianças são os grandes culpados por essa triste ocorrência.

Muitas campanhas de prevenção têm sido realizadas nos últimos tempos, destacando-se o “JUNHO LARANJA”, que foi criado pela Sociedade Brasileira de Queimados (SBQ), também responsável pela divulgação e instituição do Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, dia 6 de junho. Fomentado pelas tradicionais festas juninas, tipicamente comemoradas em junho, a SBQ, juntamente com várias ONGs e iniciativas do setor privado, lideram campanhas em TVs e mídias sociais, a fim de sensibilizar a população para esse grave problema de saúde pública. Quanto mais conhecermos um problema, mais temos a chance de preveni-lo.

Pais, mantenham seus filhos sob vigilância, longe da cozinha e informem-se sobre os perigos que envolvem substâncias quentes e cáusticas. Uma sociedade bem informada, juntamente com as campanhas de prevenção, podem salvar muitas vidas.

 

Relatora:
Andréa de Melo Alexandre Fraga
Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da SPSP