9 de junho – Hoje é o Dia Mundial da Imunização

9 de junho – Hoje é o Dia Mundial da Imunização

As vacinas existem há mais de 200 anos e têm nos protegido contra doenças que ameaçam nossas vidas.

No Brasil, o Dia Mundial da Imunização é celebrado em 9 de junho. Nesta data, procura-se chamar a atenção da sociedade para a importância das vacinas ao conseguir erradicar doenças como a varíola, controlar a rubéola e o sarampo e contribuir para a queda da mortalidade infantil.

E por que manter as vacinas em dia é tão importante?

Porque diminui as chances de contrair algumas doenças, como o tétano, a paralisia infantil, entre outras, além de combater patologias graves que podem acometer pessoas de diferentes idades.

O calendário básico de vacinação brasileiro é definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Criado em 1973, inclui o conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do nosso país. Atualmente, é constituído por 19 vacinas, desde o nascimento até a terceira idade, que são distribuídas gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública.

O nosso PNI é reconhecido no exterior como um dos melhores e mais abrangentes programas de imunização no mundo e atende a mais de 211 milhões de pessoas.

Mas, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o Brasil tem registrado índices insatisfatórios de cobertura vacinal para algumas enfermidades e, diante da ameaça do retorno da poliomielite e do recrudescimento do sarampo, várias ações devem ser implementadas para ampliar a percepção da população sobre a importância das imunizações e estimular a adesão à campanha de vacinação promovida pelo Ministério da Saúde.

E a situação mundial, como está?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Centro para a Saúde Global do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, Center for Global Health), durante a Semana Mundial de Imunizações (24 a 30 de abril de 2021), foram levantados os seguintes questionamentos:

– Como ficam as mais de 13,8 milhões de crianças que, a cada ano, em todo o mundo, não recebem uma única dose de vacina?

– O que fazer com as quase 20 milhões de crianças no mundo que, desde o ano passado, não estão recebendo as vacinas de que precisam?

E destacam que, em abril de 2021, quase 70 campanhas de imunização preventiva em mais de 60 países continuavam adiadas devido à Covid-19 e a cobertura da vacinação de rotina caiu em todo o mundo.

Para concluir, ficam as mensagens:

Enquanto o mundo está concentrado em novas vacinas criticamente importantes para proteger contra a Covid-19, permanece a necessidade de garantir que as vacinações de rotina não sejam perdidas. A rápida circulação de informações incorretas e falsas sobre o tema da vacinação aumenta essa ameaça (OMS).

Mesmo agora, diante da pandemia que estamos vivendo – lembrete devastador do caos causado por doenças que não podemos prevenir – não podemos deixar de lado outras doenças potencialmente graves. Nenhuma criança deve morrer de doenças evitáveis e não vamos parar até que isso seja realidade (Unicef – disponível em: clique aqui).

Relatores:

Renata D. Waksman

Moises Chencinski

Coordenadores do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: igor vetushko | depositphotos.com