Texto divulgado em 25/06/25
Dados obtidos em junho de 2025 nos principais indexadores internacionais (Scopus e Clarivate Analytics) mostram importantes avanços da Revista Paulista de Pediatria:
- Cientometria Scopus – Citescore para 2024 – o fator de impacto caiu levemente de 2,3 para 2,2, similar a praticamente todas as revistas brasileiras, que tiveram alguma redução no seu Citescore. A RPPed, no entanto, subiu no ranqueamento dos periódicos em pediatria para o percentil 53, saindo do terceiro quartil para o segundo quartil. A RPPed é a segunda revista latinoamericana em pediatria na Scopus, em termos de impacto, atrás apenas do Jornal de Pediatria e à frente de revistas argentinas, chilenas e mexicanas.
- Cientometria Journal Citation Reports (JCR – Web of Science – Clarivate Analytics): O fator de impacto subiu muito: de 1,4 para 2,0! Houve avanço em 31 posições no ranqueamento dentre os periódicos da área de pediatria (saindo da posição 100 para a 69), estando também no segundo quartil dos periódicos da área. Vale lembrar que o Journal Citation Reports é o mais importante ranqueador de periódicos científicos.
Ruth Guinsburg encerra sua gestão de 21 anos como editora-chefe da RPPed “com muita emoção, alegria e certa de que as metas que traçamos, quando assumi a editoria chefe da RPPed em 2004, se concretizaram”. Além dos agradecimentos a toda a equipe envolvida com a RPPed, desejou sucesso àqueles que darão seguimento ao trabalho: “Desejo ao Fábio Carmona, ao Túlio Konstantyner e à Marina Barros sucesso para levar a RPPed à competitividade internacional, que acredito ser o sonho de todos nós”, disse Ruth.


