Texto divulgado em 30/09/25
Durante a adolescência, ocorrem mudanças físicas, hormonais e sociais significativas. Esse período é especialmente sensível à formação da imagem
corporal. A busca por um “corpo ideal” pode motivar adolescentes a se envolverem com exercícios físicos, especialmente aqueles voltados ao fitness. No entanto, essa prática pode estar associada tanto a efeitos positivos quanto negativos em relação à imagem corporal.
Nesse contexto, o presente artigo analisa a associação entre a participação em exercícios físicos relacionados ao fitness e a insatisfação com a imagem corporal.
Foram estudados 799 adolescentes (10 a 16 anos) de 14 escolas públicas de Curitiba (PR), Brasil. A insatisfação com a imagem corporal foi avaliada por meio do Body Shape Questionnaire e da Escala de Silhuetas e a participação em exercícios físicos relacionados ao fitness foi avaliada pelo Questionário de Atividade Física para Adolescentes e classificada em “não prática”, “prática ≤300 minutos/semana” e “prática > 300 minutos/semana”.
Os resultados mostraram que os adolescentes que praticam exercícios físicos relacionados ao fitness > 300 minutos/semana estão mais propensos a apresentar algum nível de insatisfação com a imagem corporal.
Veja os detalhes deste estudo publicado na Revista Paulista de Pediatria
Acesse o link: https://www.scielo.br/j/rpp/a/3Cn6CtVYhvW6KWDkCWmB6dB/?lang=en


