Texto divulgado em 09/12/2025
A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promoveu, no dia 6 de dezembro, em formato híbrido (presencial e on-line) – no auditório da sede da SPSP, com transmissão ao vivo via site SPSP Educa – o 19º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes.
Organizado pelo Núcleo de Estudos (NE) da Violência Contra a Criança e o Adolescente da SPSP, o evento teve como público-alvo profissionais das áreas da saúde, educação, assistência social, psicologia, profissionais da justiça e da mídia, contando com 62 participantes, entre espectadores on-line, presenciais e palestrantes, e teve por objetivo discutir e refletir as estratégias para identificar, encaminhar e prevenir situações de risco relacionadas às crianças e aos adolescentes, com ênfase nas áreas dos eventos não intencionais (acidentes) e intencionais (violências).
A atividade foi presidida por Sulim Abramovici, presidente da SPSP, que foi coordenador da Conferência 1, tendo como palestrante Nayara Caetano Borlina Duque, além de Claudio Barsanti, que coordenou a Mesa-Redonda 1 (Crimes Digitais), contando com as apresentações de Carlos Henrique S. Pedrotti e Lisandrea Zonzini Salvariego Colabuono; Renata D. Waksman, presidente do NE da Violência Contra a Criança e o Adolescente e vice-presidente da SPSP, foi coordenadora da Miniconferência 1, que teve como palestrante Mário Roberto Hirschheimer, membro do NE da Violência Contra a Criança e o Adolescente da SPSP e 2º Secretário da SPSP; Sarah Saul, membro do NE da Violência Contra a Criança e o Adolescente e presidente do Departamento Científico (DC) de Segurança da Criança e do Adolescente da SPSP, coordenou a Mesa-Redonda 2 – Atendimento inicial de acidentes na escola, na qual se apresentaram Tania Maria Russo Zamataro, membro do NE da Violência Contra a Criança e o Adolescente e do DC de Segurança da Criança e do Adolescente da SPSP, e Fausto Flor Carvalho, vice-presidente do DC de Saúde Escolar da SPSP.
Na sequência, Mario Roberto Hirschheimer coordenou a Miniconferência 2 – Importância do exame sexológico em casos de violência sexual, que teve como palestrante Mariana da Silva Ferreira; Sergio Antonio B. Sarrubbo foi coordenador da Mesa-Redonda 3 – Questões ambientais e agravos à saúde, tendo como palestrante Fatima Fernandes e Dirceu Solé; em seguida, Maíra Terra Cunha Di Sarno, membro do NE de Saúde Mental e secretária do DC de Adolescência da SPSP, coordenou a Conferência 2, em que se apresentou Benito Lourenço, membro do NE da Violência Contra a Criança e o Adolescente e membro do DC de Adolescência da SPSP. A Apresentação final foi da pediatra Maria Cecília da Silva Rocha Lessa, que discorreu sobre o tema NACRI Hospital Infantil Sabará.
Outros tópicos abordados na programação do evento foram: Panorama da violência digital; Rede de proteção – Saúde Digital Brasil; Procedimentos de denúncia; Vulnerabilidade digital: sinais de risco; Atendimento geral – primeiros socorros (síncope, engasgo, quedas); Prevenção de acidentes na escola; Intoxicações ambientais; Como abordar as ameaças ambientais e Desafios perigosos.
A gravação deste 19º Fórum está disponível no portal SPSP Educa (www.spspeduca.org.br).






