A importância da data e da leitura em Braille

A importância da data e da leitura em Braille

O Dia Mundial do Braille, comemorado em 4 de janeiro, é um dia importante, que destaca a grande importância do sistema Braille e da leitura tátil, especialmente na área da Pediatria. A data não só homenageia Louis Braille, que desenvolveu esse sistema inovador no século XIX, mas também revela como o Braille continua a ser uma ferramenta importante na educação e inclusão de crianças com deficiência visual.

Aos três anos de idade, enquanto brincava com uma ferramenta de lâmina longa e afiada, Louis Braille escorregou e a ferramenta perfurou seu olho direito. Alguns meses depois, o olho esquerdo ficou inflamado, provavelmente por causa da oftalmia simpática (inflamação do trato uveal – uveíte – que ocorre em um olho após lesão ou cirurgia no outro olho). Louis ficou totalmente cego aos 5 anos de idade.

A relevância do Braille é ainda mais evidente para a Pediatria. As crianças que perderam a visão desde a infância enfrentam desafios únicos na aprendizagem. O Braille torna-se uma ponte importante, que permite a estas crianças desenvolverem competências de leitura e escrita que são fundamentais para o crescimento intelectual e social.

Ao proporcionar uma forma tangível de comunicação, o Braille não só permite que essas crianças participem ativamente no ambiente educativo, mas também promove a autonomia. A capacidade de ler e escrever Braille lhes dá a liberdade de explorar de forma independente um mundo de conhecimento, estimulando o desenvolvimento cognitivo e a confiança. 

O Dia Mundial do Braille é uma oportunidade para reafirmar o compromisso global com a igualdade de acesso à educação. Apela à sociedade, aos educadores e às instituições para que garantam que todas as crianças, independentemente das suas capacidades visuais, tenham as ferramentas necessárias para prosperar em todos os ambientes que frequentarem. Investir na difusão do Braille significa investir no potencial ilimitado das crianças com deficiência visual.

Além disso, esta data serve como um lembrete de que a inovação e a adaptação ainda são necessárias no domínio da educação inclusiva. À medida que avançamos, é vital explorar formas de integrar ainda mais a leitura do Braille nos métodos de ensino, garantindo que as crianças tenham acesso a materiais e tecnologias que melhorem ou facilitem a sua aprendizagem.

Finalmente, o Dia Mundial do Braille celebra o poder transformador da educação inclusiva, que capacita às crianças cegas e de baixa visão a criar os seus próprios caminhos para a educação e a realização pessoal. Esperamos que este dia inspire a inovação para continuar a iluminar o caminho para um futuro mais acessível e relevante da educação Braille.

Saiba mais:

Massof RW. The role of Braille in the literacy of blind and visually impaired children. Arch Ophthalmol. 2009;127(11):1530–1531. doi:10.1001/archophthalmol.2009.295.

Jiménez J, Olea J, Torres T, Alonso I, Harder D, Fischer K. Biography of Louis Braille and invention of the Braille alphabet. 2009;54(1):0–149. doi:10.1016/j.survophthal.2008.10.006 

Bullock JD, Galst JM. The story of Louis Braille. Arch Ophthalmol. 2009;127(11):1532–1533. doi:10.1001/archophthalmol.2009.286

Relator:
Marcelo Alexandre A. C. Costa
Vice-Presidente do Departamento Científico de Oftalmologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo