“A palavra é prata, o silêncio é ouro” (Provérbio chinês)

“A palavra é prata, o silêncio é ouro” (Provérbio chinês)

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 06/05/2022


O “cantinho do pensamento” ainda faz parte da nossa cultura – desde o tempo da vovó! Um local em algum canto de parede, no qual os filhos, quando infringem alguma “recomendação” dos pais, são convidados a permanecer ali, para pensar, refletir. Pedágio de alguns minutos, sem violência física, apenas se exige quietude.

O silêncio, nesse caso, foi utilizado como um instrumento pedagógico, baseado no princípio de que “é preciso parar para pensar sobre o que você fez”.

O Dia do Silêncio é celebrado anualmente em 7 de maio. Sua comemoração visa conscientizar as pessoas sobre os males que a poluição sonora pode provocar no organismo e na qualidade de vida do indivíduo. O barulho faz parte da nossa rotina. É uma das muitas fontes que competem pela nossa atenção. Ruído em excesso (níveis acima de 85 a 90 decibéis) acomete a audição objetivamente, mas compromete também a concentração, afeta a memória, altera o humor, gera estresse.

Esse dia é um convite para que separemos algum tempo para permanecer em silêncio, para meditar. Parar para ouvir o “seu interior”: caminho para o encontro do indivíduo consigo mesmo. O silêncio é o espaço onde podem surgir as respostas aos nossos muitos “porquês”, razão pela qual o filósofo William James diz: “o exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra”. Alguém já comparou o excesso de barulho neste mundo a como se ler um livro sem pontuação ou com muito poucas vírgulas. Os leitores de José Saramago sabem muito bem qual é essa sensação. É sufocante. O silêncio propicia a calma para a produção de ideias, ”insights”, soluções para problemas, embalar sonhos.

Estamos perdendo a capacidade de ficar em silêncio; para alguns o silêncio é insuportável! Alguém já disse que “o silêncio é a linguagem dos fortes”. Prefiro dizer que o silêncio pode nos fortalecer para podermos ficar diante de nós mesmos. O silêncio é revelador, por isso nos deixa vulneráveis e mais sensíveis àquilo que antes estava oculto.

Psiu…..

Relator:
Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: wavebreakmedia | depositphotos.com