A Sociedade de Pediatria de São Paulo e o Dia Mundial de Defeitos do Nascimento

A Sociedade de Pediatria de São Paulo e o Dia Mundial de Defeitos do Nascimento

O Dia Mundial de Defeitos do Nascimento foi criado em 2016 para aumentar a conscientização sobre as questões relacionadas a defeitos congênitos e promover ações não apenas para preveni-los, mas também para aumentar a taxa de diagnóstico precoce e melhorar o cuidado e o suporte para as crianças afetadas por essas condições. Esse dia, celebrado em 3 de março, foi criado para destacar a importância da educação, da pesquisa e do tratamento das anomalias congênitas no campo da saúde materno-infantil.

Os defeitos congênitos, também conhecidos pelo termo anomalias congênitas, são condições médicas presentes ao nascimento que alteram a estrutura física e/ou a função de uma ou mais partes do corpo. Podem variar de leves a graves e afetar diferentes sistemas na mesma criança, incluindo o sistema cardiovascular, nervoso, esquelético e geniturinário. Essas condições podem resultar de uma variedade de fatores, incluindo alterações genéticas, exposição a substâncias teratogênicas durante a gravidez, infecções maternas, como a rubéola congênita e fatores ambientais.

A conscientização sobre os defeitos do nascimento é muito importante, pois atualmente eles são responsáveis por uma parcela significativa da mortalidade infantil no nosso país e no mundo, particularmente entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, onde as outras causas de mortalidade, particularmente as causas infecciosas, estão sob melhor controle.

De modo geral, estima-se que aproximadamente 3% das crianças nascidas em todo o mundo apresentem algum tipo de defeito congênito. Além disso, essas condições podem ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas afetadas, bem como em suas famílias.

A conscientização é importante para a promoção de iniciativas de prevenção na ocorrência de defeitos congênitos. Isso pode envolver medidas como a promoção de estilos de vida saudáveis antes e durante a gravidez, através de uma dieta balanceada, abstenção de álcool, tabagismo e drogas ilícitas, além de evitar a exposição a medicamentos e produtos químicos prejudiciais. O aconselhamento genético também desempenha um papel importante na identificação de riscos hereditários e na tomada de decisões informadas sobre a reprodução, particularmente quando há o histórico da ocorrência de defeitos congênitos na família.

Além da prevenção, o diagnóstico precoce e o acesso a cuidados médicos precoces e adequados são importantes para garantir o melhor resultado possível para crianças afetadas. Isso inclui exames pré-natais, como ultrassonografia morfológica fetal e triagem genética, para identificar anomalias antes do nascimento. Uma vez diagnosticadas, intervenções médicas precoces, cirurgias corretivas e terapias de reabilitação podem ajudar a minimizar as complicações associadas aos defeitos do nascimento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias.

Também é importante garantir que essas crianças tenham acesso a serviços de saúde, independentemente de seu status socioeconômico, o que no nosso país é garantido por lei, através do Sistema Único de Saúde (SUS), que é um exemplo de universalidade de acesso à saúde para outros países. Dentro do SUS e na medicina complementar há a necessidade de promover a capacitação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de políticas que fortaleçam esta inclusão aos cuidados de saúde das crianças portadoras de malformações congênitas.

O Dia Mundial de Defeitos do Nascimento é uma oportunidade para unir esforços de vários setores da sociedade, no Brasil e no exterior, para enfrentar os desafios impostos a essas crianças e às suas famílias. A Sociedade de Pediatria de São Paulo, ao promover a conscientização, a prevenção e o acesso equitativo a cuidados de saúde de qualidade, está contribuindo para reduzir o impacto dos defeitos congênitos nas nossas crianças, buscando um futuro mais saudável e inclusivo para todos.

 

Relator:
Celso Moura Rebello
Presidente do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo