Aleitamento materno, sob o ponto de vista do grupo de saúde oral

Relatora:
Dra. Adriana Mazzoni
Odontopediatra e membro do Grupo de trabalho “Saúde Oral” da SPSP.

Amamentar é um ato de amor e doação!

A amamentação é a experiência mais rica para a mãe e o bebe, com benefícios para a saúde física e mental de ambos.

Todo bebe nasce sabendo mamar!

A sucção é um reflexo inato presente desde a vida intrauterina. Através da sucção  o bebe se comunica com o mundo em seus primeiros dias de vida. Por algum momento da vida, é a fonte de prazer e emoção. Toda a percepção começa pela boca: o tato, o paladar, a temperatura, o olfato, a sensibilidade profunda através da deglutição; assim, o ato de mamar e de deglutir reúne a primeira atividade infantil coordenada.

Durante a amamentação no peito, os bebes fazem até 3.500 movimentos, que são responsáveis pelo perfeito desenvolvimento de arcadas dentárias, e se o nariz não estiver obstruído, desenvolve perfeitamente a respiração nasal, também importante para o crescimento correto da face.  Com estes movimentos constantes e diários as arcadas se desenvolvem harmoniosamente  assim como músculos orofaciais, constituindo a estrutura correta que através da maturação do sistema nervoso central, permite que novas funções se desenvolvam  (muitas através da erupção dos dentes de leite)  e começam os primeiros  movimentos de mastigação.

A melhor posição para o aleitamento materno é aquela em que o bebe fica ligeiramente sentado, encostado ao corpo da mãe, a barriga do bebe na barriga da mãe, e a cabeça do nutriz fica apoiada próxima à dobra do cotovelo da mãe, a boca fica de frente para o bico do peito. Nessa posição, o bebe tem a oportunidade de escolher o momento de engolir e durante a deglutição a língua fica na posição perfeita; esta situação proporcionará a deglutição, fala respiração nasal e futura mastigação corretas.
                                   
Estar no colo da mãe encostando metade do corpo de um lado e depois do outro, favorece o desenvolvimento de lateralidade, uma futura simetria facial e corporal além do vínculo de amor mãe – bebe.

A Odontologia considera o aleitamento materno responsável pelo ótimo crescimento e desenvolvimento da criança através de suas características nutricionais, imunológicas e psicológicas, mas também por possibilitar o crescimento harmonioso da face e do corpo. Quanto maior o tempo de aleitamento materno, menor a freqüência de hábitos de sucção persistentes, reduz a chance de adquirir hábitos bucais inadequados.

 A OMS recomenda aleitamento materno exclusivo até 6 meses de idade!Os bebes que mamam no peito tem menores chances de apresentarem cáries. Bebes que mamam exclusivamente no peito não necessitam que seja feita a higiene oral, porque o leite materno tem propriedades que protegem os dentes. A partir do momento que é introduzido ao bebe quaisquer tipos de alimentos que não seja exclusivamente o leite materno, já se faz necessária a higiene oral, que para o bebe que apresenta algum dente é importante que utilize a escova dental específica para bebes a fim de conseguir ótima higienização bucal.
 
Para um bom aleitamento materno é importante que a mãe apresente boa saúde e não faça ingestão de drogas, cigarros ou álcool, assim como o uso de medicamentos deve ser sempre orientado por um médico;  também procurar ficar tranquila neste momento.

Amamentar não é só alimentar, mas preparar o bebe para um futuro maravilhoso!

Mães, sempre que surgir dúvidas, não hesitem em perguntar ao pediatra e ao odontopediatra, todos querem colaborar por uma boa amamentação!


Grupo de Saúde Oral da SPSP

Dra. Adriana Mazzoni – Odontopediatra             
Dra. Carla Todescan – Odontopediatra 
Dra. Cristina Zardetto – Odontopediatra
Dra. Liliana Takaoka – Odontopediatra
Dra. Maria do Carmo Bertero – Otorrino-Pediatra
Dra. Patrícia Camacho Roulet – Odontopediatra
Dra. Regina Donnamaria – Odontopediatra
Dra. Renata Cantisani di Francesco – Otorrino-Pediatra
Dra. Silvia Chedid – Odontopediatra            
Dra. Sylvia Lavínia Ferreira- Odontopediatra
Dra. Vera Regina M. Dishchekenian – Nutricionista

Coordenadora do Grupo:
Dra. Lúcia Coutinho – Odontopediatra

Vice coordenadora do Grupo:
Dra. Dóris Rocha Ruiz – Odontopediatra 

           

Texto divulgado pela SPSP em 06/06/2011