INTRODUÇÃO
No Brasil morrem diariamente, em média 13 crianças e adolescentes por acidentes, o que se caracteriza como a principal causa de mortalidade das crianças entre um e 14 anos. Sendo que, 10 a 25 dos acidentes ocorrem em ambiente escolar.
OBJETIVO
Analisar, no período de 1 ano, os acidentes ocorridos e registrados nos ambientes escolares.
MÉTODOS
Pesquisa aprovada pelo Comitê de ética e pesquisa e com autorização da Diretoria Regional de Educação DRE. Estudo retrospectivo, quantitativo, analítico, em corte transversal. Coleta de dados através de entrevista com os profissionais das EMEIs , preenchimento de questionário fechado e consulta na escola ao livro de ocorrências dos acidentes ocorridos no último ano. Realizou-se também uma visita técnica para o reconhecimento do ambiente físico, analisando os requisitos básicos de segurança. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente.
RESULTADOS
Nas escolas investigadas identificou-se a ocorrência de 948 acidentes registrados nos livros de ocorrências. Queda foi o tipo mais comum de acidente registrado (44,2), seguido pelo trauma na cabeça (20,3) e de outros acidentes (35,5). Local de ocorrência, no parque (58,9), sala de aula (19,2) e em outros locais (21,9). Nenhuma das escolas realizou, de maneira integral, um registro dos acidentes que incluísse todas as informações necessárias e apenas uma EMEI demonstrou um sistema de registro mais eficiente, o que permitiu computar um número mais preciso dos acidentes ocorridos com seus alunos. O ambiente físico escolar atendeu parcialmente aos requisitos de segurança. Porém, vale ressaltar que nenhuma das escolas possuía proteção apropriada para as tomadas elétricas que se encontravam ao alcance das crianças, nem redes de proteção em ambientes elevados.
CONCLUSÃO
Há necessidade de maior discussão sobre o assunto nas escolas, a fim de sensibilizar a equipe para a implementação de estratégias preventivas e de um registro adequado dos acidentes.