Introdução: Os marcos de aprendizado consistem em habilidades adquiridas pelas crianças durante o seu crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo, como a leitura e a comunicação verbal, os quais dependem de estímulos para o seu aprimoramento. Diante o contexto da pandemia da Covid-19, devido ao alto risco de contaminação viral, o mundo contou com medidas de isolamento social, as quais afastaram as crianças da escolaridade presencial e diminuíram os estímulos ofertados através da falta de contato com novas atividades, sendo possível interferir nos parâmetros de aprendizado infantil. Objetivo: Esse estudo visa analisar a redução dos marcos de aprendizado neuropsicomotor em crianças relacionados a pandemia da Covid-19. Metodologia: Trata-se de um resumo feito a partir de uma revisão literária, consultada na Biblioteca Virtual de Saúde, nas línguas português e inglês, com base nos descritores temáticos: aprendizado, desenvolvimento infantil, pandemia da Covid-19, nos últimos 5 anos, de acordo com as bases científicas: Medline e Lilacs. Consideraram-se 40 artigos, dos quais permaneceram 21 para a construção do resumo, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Estudos mostraram que os fatores ligados à pandemia, tais como: instabilidade futura, problemas psicológicos, falta de contato e menor acompanhamento cognitivo escolar, contribuíram para a diminuição do desenvolvimento infantil, mesmo na ausência da infecção pela doença. Segundo pesquisa realizada com crianças de 0 a 24 meses de vida, a partir do acompanhamento de saúde, foi identificado que cerca de 41,9% apresentaram alterações de desenvolvimento, sendo 76,9% dos casos apresentados durante a pandemia, além de possuir diferenças entre o momento pré e pós pandêmico. Por fim, notou-se também uma diminuição da frequência dos atendimentos pediátricos, o que dificulta a identificação e o acompanhamento de diversos déficits. Conclusão: O contexto pandêmico reduziu significativamente o desenvolvimento neuropsicomotor, indicando que essas mudanças ambientais provocaram impactos cognitivos importantes.