AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NO ÂMBITO DA PEDIATRIA

INTRODUÇÃO: O uso de práticas integrativas e complementres em saúde (PICS) tem aumentado em vários cenários do mundo, mas ainda muito pouco inserido na agenda da pediatria. Conceitua-se ainda o termo pediatria integrativa, definida como abordagens terapêuticas que alcancem a saúde ideal para as crianças. OBJETIVO: identificar a frequência do conhecimento e do uso das PICS pelos prescritores e seus pacientes pediátricos atendidos na pediatria geral e nas subespecialidades, assim como identificar quais práticas são utilizadas, os motivos para o uso desses tratamentos e se os pacientes compartilham o conhecimento e o uso destas práticas com o pediatra assistente. MÉTODOS: busca de literatura pelas bases de dados eletrônicas Medline, PubMed e Cochrane. Estudo descritivo e quantitativo, baseado em entrevistas dirigidas por meio de questionários em hospital público de média complexidade. RESULTADOS: 88,65 dos cuidadores fazem uso de PICS, com ênfase em plantas medicinais, sendo que 74,41 dos que fazem uso não relataram aos pediatras e 68,75 alegaram que os prescritores não perguntarem sobre as práticas durante a consulta. Em relação aos pediatras, foi evidenciado que 90 já prescreveram ou encaminharam seus pacientes às PICS, porém ao serem interrogados se perguntam rotineiramente aos cuidadores sobre o uso das práticas, 90 alegaram não perguntar. CONCLUSÃO: Os dados sugerem uma desconexão no diálogo médico-paciente em relação as PICS no grupo estudado. Tanto na literatura apresentada como no atual estudo, observa-se uma alta prevalência do uso dessas práticas por pacientes pediátricos, bem como uma relativa aceitação por parte dos pediatras assistentes. Ambos se beneficiariam de uma melhor compreensão e uma maior franqueza em relação às necessidades parentais e a necessidade de se incorporar esse novo paradigma na pediatria. Há necessidade de aprofundarmos sobre o tema.