AVALIAÇÃO DO FLUXOGRAMA PROPOSTO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA AVALIAÇÃO DE LACTENTES COM ANQUILOGLOSSIA

A anquiloglossia é um dos fatores que pode interferir e ser dificuldade na amamentação e funções orais do lactente, sendo relevante o diagnóstico precoce. O objetivo deste trabalho foi descrever o seguimento de lactentes com diagnóstico de anquiloglossia feito de forma multidisciplinar por Pediatra, Fonoaudióloga e Odontopediatra de acordo com o fluxograma proposto pelo Ministério da Saúde.
26 lactentes foram observados sob a òtica do fluxograma e todos apresentaram anquiloglossia moderada/grave de acordo com o protocolo de Bristol. Todos os pacientes pertenciam à clínica particular em São paulo. dados de amamentação foram coletados de acordo com o formulário de observação da mama/UNICEF e observação fonoaudiológica. Todos lactentes saudáveis, a termo e mães com intenção de amamentar.
Concluimos que o diagnóstico e intervenção precoce como seguimento do tratamento para anquiloglossia proposto pelo Ministério da Saúde devem ser baseados em aspectos anatômicos, funcionais e fluxograma envolvendo equipe multiprofissional.
Para os casos utilizamos o Acordo do tratado de Helsink para proteção dos pacientes.