CONSTRUCTO DO DESAFIO GLOBAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE: “MEDICAÇÃO SEM DANOS”, EM ENFERMARIA DE PEDIATRIA

Introdução: A segurança do paciente é um dos pilares da qualidade cuidado. Os incidentes relacionados a assistência em saúde representam um problema de saúde pública. As crianças são particularmente suscetíveis aos eventos adversos relacionados a terapia medicamentosa, por causa das suas particularidades, sendo importante conhecer o construto que representa a terapia medicamentosa na pediatria.
Objetivo: Definir o constructo dos profissionais que atuam numa enfermaria de pediatria, acerca do Desafio Global da Segurança do Paciente “Medicação sem Danos”.
Método: Estudo quantitativo, observacional, de corte transversal, com aplicação de questionário REDcap respondido pelos profissionais de saúde da enfermaria de pediatria de um hospital universitário, que dispõe de sistema eletrônico de prescrição, com coleta de dados realizada de maio a setembro de 2023. A amostra não probabilística e de conveniência foi constituída por 48 profissionais. Foi realizada análise fatorial com rotação pelo método Varimax. Para as análises, foi considerado valor de p- < 0.05. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição e todos os participantes assinaram termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados: A maioria dos profissionais era de enfermagem (62,5%) e do sexo feminino (89,6%). O modelo final explicou 73,9% de toda variância observada, com alfa de Cronbach=0.85. O constructo dos profissionais foi formado por dois fatores que incluíram oito variáveis dos domínios Sistemas e Práticas e Pacientes e Público e foram nomeados “Conferência, Registro e Informação” e “Relatos dos Pacientes e Familiares”. A clareza da prescrição médica não foi incluída no modelo. Conclusão: O modelo obtido no presente estudo, que não incluiu variáveis dos domínios Profissionais e Medicamentos, pode prover substratos para ações de melhoria direcionadas para o incremento da segurança com uso de medicamentos nesta enfermaria de pediatria. Atenção especial deve ser dada para a necessidade de clareza da prescrição médica, mesmo com sistema eletrônico.