CORRELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE HIPERBILIRRUBINEMIA E DÉFICIT AUDITIVO EM RECÉM-NASCIDOS ICTÉRICOS

INTRODUÇÃO
A bilirrubina, quando acumulada nos gânglios da base causa toxicidade no sistema auditivo, configurando risco para perdas auditivas neurossensoriais. Nesse cenário, o Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico (PEATE) auxilia no diagnóstico de tais perdas. Porém, ainda há uma divergência nos protocolos de triagem referente ao nível de bilirrubina indicativo para realização desse exame, especialmente nos recém nascidos ictéricos.
OBJETIVO
Identificar qual valor de hiperbilirrubinemia é indicador para perda auditiva neonatal e, assim, quando realizar triagem auditiva com PEATE.
METODOLOGIA
Realizou-se uma revisão da literatura em Janeiro/2024, utilizando a Biblioteca Virtual em Saúde e PUBMED. Os descritores: “triagem neonatal”, “hiperbilirrubinemia neonatal” e “potenciais evocados auditivos” foram pesquisados com o auxílio da ferramenta ´Decs” e associados com operador booleano AND. Utilizou-se os critérios de exclusão: fuga ao tema, duplicados, pagos e idiomas distintos de português, inglês e espanhol, resultando em 13 artigos.
RESULTADOS
Aproximadamente 58% dos estudos analisados utilizaram BT>20mg/dl para determinar um prognóstico desfavorável ao déficit auditivo neurossensorial que se perpetua à vida adulta, indicando a realização do PEATE na triagem neonatal. Porém, tal valor não foi unânime: nota-se que BT>10 mg/dl ou presença de encefalopatia bilirrubínica podem se configurar como risco. Ademais, valores de bilirrubina sérica entre 14 – 19,99, também potencialmente maléficos para perda auditiva tanto em prematuros quanto em recém nascidos à termo, foram utilizados como critério para o uso do PEATE. Sendo assim, artigos com maior montante de testes audiométricos e acompanhamento a longo prazo demonstraram que há comprometimento auditivo em crianças com hiperbilirrubinemia grave.
CONCLUSÃO
Há concordância sobre a influência da hiperbilirrubinemia no trato auditivo do neonato. Porém, são necessárias mais pesquisas para determinar o exato valor de BT necessário para triagem com PEATE.