Introdução:A tuberculose é uma infecção endêmica na região norte do país, sendo transmitida pelo bacilo de Koch por meio do contato prolongado com portadores principalmente por meio de secreções. É uma patologia que Tm preferência pelo acometimento pulmonar e apresenta período de ativação e latência, sendo na faixa ateari pediátrica mais frequente formas agressiva como a tuberculose miliar.
Objetivo: Determinar a prevalência de casos de tuberculose no estado do Pará, avaliando a faixa etária, sexo, mês e ano recuperados no DATASUS no período de 2017 a 2022.
Método: Foi utilizado o site do DATASUS, afim de recuperar as informações sobre a prevalência da tuberculose em crianças e adolescentes levando em consideração o sexo, idade, mês e ano de registro no estado do Pará.
Resultados: Nesse intervalo de 5 anos, foram notificados 2.310 casos de tuberculose no total, sendo o ano com maior número o de 2022 com 1.176 casos, em uma visão geral o mês de maior prevalência foi maio que registrou 123 notificações e o mês com com menor número o de novembro que totalizou em 76. Já o ano com menor registro de casos foi o de 2019 com apenas 1 noficaçao no mês de maio, e outra em setembro, mostrando uma lacuna de notificações nos demais meses. Em relação a a idade mais acometida, percebe-se a faixa etária entre 15 e 19 anos como a mais prevalente, somando 680 casos. Por outro lado, a idade menos acometida foi entre 5 e 9 anos com 46 casos notificados. Quanto ao sexo acometido houve prevalência do sexo masculino, tendo 526 notificações, com ano de maior acometimento 2017 com 282 notificações, já o sexo feminino teve 451 notificações, com maior prevalência em 2022 com 229 notificações registradas.
Conclusão:
Portanto, percebe-se que o número de casos notificados de tuberculose apresenta-se em uma crescente, e teve uma queda de notificações nos anos referentes a Pandemia e ao isolamento social, não deixando claro a ocorrência de subnotificação ou baixa prevalência da doença. A tuberculose é uma doença extremamente prevalente na região norte do país, com maior prevalência no sexo masculino e na faixa etária de 15 a 19 anos.