ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA PREVENÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS EM QUEIMADURAS: UMA ANÁLISE DE IMPACTO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO ENTRE ESCOLARES NO RIO BRANCO (AC)

Introdução: As lesões por queimaduras estão entre as principais causas de mortalidade infantil, ocorrendo geralmente no contexto doméstico, com repercussões físicas, sociais e econômicas. Embora a incidência tenha reduzido nas últimas décadas, em parte devido à conscientização e medidas de intervenção populacional, poucos estudos avaliam o impacto da implementação de estratégias educativas para prevenção de queimaduras. Objetivo: analisar o impacto de uma intervenção de ensino para prevenção e primeiros socorros de queimaduras entre 750 escolares na cidade de Rio Branco (AC). Método: os dados foram extraídos do DATASUS, aba Morbidade Hospitalar do SUS. Coletou-se informações da cidade de Rio Branco 2 anos antes (Ago/2008-Jul/2010) e após (Jun/2011-Mai/2013) a intervenção analisada pelo artigo de Pessoa et al. (2015), disponível em . Foram coletados o número de internações hospitalares e o de óbitos dos pacientes que sofreram queimaduras e corrosões no período em todas as faixas etárias. Montou-se um banco de dados programa Microsoft Excel 365®, os dados foram analisados descritivamente e significativamente pelo teste de 967,2 de Mantel-Haenszel com correção de Yates, com nível de significância de 5%, no programa Bioestat® 5.3. Resultados: houve redução do número absoluto de internações (31, 25 | 967,2 p = 0,47) e óbitos (4, 1 | 967,2 p = 0,49) por queimadura após a intervenção. Ao analisar a faixa etária alvo do artigo (10 a 19 anos), não houve redução estatisticamente significativa tanto no número de internações (8, 4 | 967,2 p = 0,46) como no de óbitos (1, 0 | 967,2 p = 0,71). Conclusão: a intervenção educativa para prevenção de queimaduras entre escolares em Rio Branco (AC) resultou em uma redução no número de internações e óbitos por queimaduras, porém não estatisticamente significante possivelmente devido ao número limitado de eventos.