O atraso de desenvolvimento global em crianças assume um posicionamento relevante no contexto multiprofissional em saúde, dessa forma, profissionais como psicólogos e fonoaudiólogos apontam a imprescindibilidade de tratamentos eficazes e acessíveis. As ferramentas de educação em saúde são fundamentais no processo de capacitação de pais, cuidadores e educadores de crianças em pleno desenvolvimento. A literatura aponta que a estimulação adequada está diretamente relacionada à tríade família-escola-centro de reabilitação. Desse modo, tecnologias educativas como cartilhas e e-books são recursos importantes para o processo de estimulação na primeira infância. Objetiva-se por meio de uma revisão sistemática de literatura identificar materiais existentes para aprimoramento teórico-clínico, elaborar e validar o conteúdo e a aplicação de um material educativo no modelo tríade para estimulação de crianças que apresentam fatores de risco para atrasos globais do desenvolvimento. Em vista, estruturou-se a partir das bases de dados LILACS Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, a BVS Biblioteca Virtual em Saúde, National Library of Medicine e a SCIELO Scientific Electronic Library Online, sendo utilizados os seguintes descritores: desenvolvimento da linguagem, estimulação precoce, desenvolvimento da criança, atrasos de desenvolvimento, análise do comportamento aplicada e orientação familiar de forma individual e combinada, em literatura americana e brasileira, publicados nos últimos 5 anos, selecionados para análise – pesquisas bibliográficas, documentais e de levantamento com predominância em estudos qualitativos e interventivos a partir de relatos de caso. Os resultados parciais enfatizam a necessidade de materiais acessíveis para formação não apenas de profissionais, mas também dos cuidadores e responsáveis escolares para evolução dos resultados acerca do desenvolvimento da criança. Congruente a essa questão, foi desenvolvida uma cartilha virtual e física para ser apresentada aos familiares, educadores e profissionais envolvidos no cuidado infantil. Portanto, a análise continua para aprimoramento dos dados e construção de uma perspectiva avançada