EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE MEDICINA COM O USO DE PLATAFORMA MOODLE PARA SUPORTE AO ENSINO DE PEDIATRIA

Objetivo: O estudo se propôs a avaliar a experiência de aprendizagem dos discentes do curso de medicina a partir da implementação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Moodle customizado, para apoiar às atividades presenciais da Disciplina Saúde da Criança (DSC). Método: Trata-se de estudo transversal, aprovado pelo comitê de ética e pesquisa da instituição. Todos os acadêmicos que cursaram a DSC no período de 2017 a 2021 foram convidados a participar do estudo. O instrumento de coleta foi um questionário eletrônico semi-estuturado. Os dados coletados pela escala Likert foram tratados com o teste do Qui-Quadrado. Resultados: Dos 504 egressos da DSC, apenas 50 responderam ao questionário, isso correspondeu a cerca de 10% da população de estudo. A idade média foi de 25,7 anos ± 3,81. Dos pesquisados, 94% consideravam-se proficiente em relação a tecnologia, 84% referiram a plataforma de fácil uso e 78% aprovaram seu design. A maioria preferiu acessar o conteúdo no período noturno. A maior parte dos egressos aprovou o uso de metodologias ativas aplicadas com suporte da plataforma (sala de aula invertida, gamificação, questionários). Os egressos gostaram da realização de provas na modalidade online dentro da plataforma devido à possibilidade de feedback imediato e revisão de erros. Os alunos que durante a pandemia fizeram avaliações online em casa quando comparados com os que fizeram provas online na faculdade, tiveram redução significativa da ansiedade pré-teste (p<0,001). A principal limitação apontada para o uso da plataforma foi a necessidade de melhorar a qualidade e estabilidade da conexão de internet dentro da faculdade. Conclusão: O AVA contribuiu para uma aprendizagem mais flexível e centrada no estudante. Os achados do trabalho auxiliam na reflexão das práticas de ensino envolvendo metodologias e uso de tecnologia.