FATORES ASSOCIADOS À IDEAÇÃO SUICIDA ENTRE ADOLESCENTES COM DEPENDÊNCIA À INTERNET: REVISÃO DE LITERATURA

INTRODUÇÃO: Observa-se um aumento do número de adolescentes realizando uso excessivo da internet. Estudos têm mostrado um aumento do risco de ideação suicida (IS) entre essa população.
OBJETIVO: Identificar os principais fatores associados ao risco de IS entre adolescentes que apresentam dependência à internet.
METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura para a qual realizou-se busca por artigos científicos que foram publicados entre 2019 e 2024 nas bases de dados PUBMED, LILACS e SCIELO, com o uso dos descritores “suicídio” e “transtorno de adição à internet” e “adolescentes”. Foram encontrados 50 resultados, dos quais 28 foram escolhidos pelo título. A seguir, os critérios de exclusão foram: duplicatas, artigo completo indisponível, população abrangida errada.
RESULTADOS: A partir dos critérios acima, 9 artigos foram analisados, com abrangência total de 253.556 indivíduos. A maioria das produções foi conduzida na Ásia. A IS foi consideravelmente maior entre adolescentes com dependência à internet em relação aos seus pares com uso normal da internet, em todas as produções. Foram apontados como fatores associados a IS na população estudada: níveis elevados de psicoticismo e de neuroticismo, insônia, pesadelos frequentes e jetlag social geradas pelo uso problemático da internet. Observaram-se como fatores de proteção para IS: extroversão e esperança.
CONCLUSÃO: Conclui-se que há relação real entre a dependência de internet e a IS. É importante buscar uma rotina do sono adequada no público estudado, assim como a manutenção de um ritmo circadiano estável. Ademais, estimular no adolescente a crença em um desfecho positivo também é importante. Existem poucos estudos sobre este tema abrangendo o público brasileiro, o que dificulta a delimitação das características deste fenômeno no país.