FRATURA DIAFISÁRIA DE FÊMUR EM CRIANÇA MENOR DE DOIS ANOS- RELATO DE CASO

Introdução:
Apesar de comum, fraturas de fêmur representam minoria das fraturas nessa faixa etária, que muitas vezes levam a hospitalização. Esse relato descreve caso de uma criança de 1 ano com fratura bilateral de diáfise femural, e seu tratamento.
Resumo do Caso
MEMA, 1 ano e 2 meses, previamente hígida, deu entrada em pronto socorro com história de trauma sobre membros inferiores no mesmo dia durante brincadeira com irmãos mais velhos. Ao exame, criança irritada à mobilização de membros inferiores, com deformidade importante. Solicitada avaliação da ortopedia e realizadas radiografias, evidenciando fratura bilateral do fêmur. Realizadas, também, imagens de corpo inteiro para pesquisa de síndrome de maus tratos, não evidenciando alterações nos demais segmentos corporais. Indicada internação hospitalar para tração de Zenit por 2 semanas e confecção de gesso pelvi-podálico. Paciente permaneceu em regime hospitalar por 10 dias, realizando trações conforme programação, bem como gesso pelvi-podálico, com alta após. Atualmente, em acompanhamento ambulatorial com equipe de ortopedia.
Discussão:
As fraturas de fêmur em crianças representam cerca de 2% das fraturas encontradas nessa faixa etária, sendo o tipo de fratura com maior hospitalização. Seu tratamento ainda é muito discutido, pois pode cursar com diferentes métodos de tratamento, conservador (gesso imediato, tração cutânea ou esquelética) ou cirúrgico, cada um com suas particularidades.
A paciente em questão foi tratada com tração de Zennit, seguida por gesso pelvi-podálico, manejo muito escolhido para crianças menores de 2 anos, devido a boa consolidação com menores índices de encurtamento. No entanto, tratamento pode ter suas consequências, como as apresentadas pela paciente: dor e incômodo posicional.
Conclusão:
Fraturas de fêmur em crianças podem ter diversos tipos de tratamentos, cada um com seus benefícios e prejuízos. Ainda mais em casos de fraturas bilaterais, resolução ainda sem consenso em literatura.