HEMANGIOMA INFANTIL ULCERADO E A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

Introdução: O hemangioma da infância (HI) é o tumor vascular benigno mais frequente da faixa etária pediátrica, e ocorre mais em prematuros, sexo feminino e baixo peso ao nascer. Os mecanismos que propiciam seu surgimento não são completamente compreendidos. Localiza-se frequentemente na cabeça e pescoço, mas pode ocorrer em qualquer região. Uma das principais complicações é a ulceração, em cerca de 15% dos casos.
Descrição do caso: Lactente de 7 meses de idade com lesão em tronco anterior esquerdo que surgiu no primeiro mês de vida. Houve crescimento progressivo e aos 6 meses de idade evoluiu com ulceração e secreção purulenta local. Procurou pronto atendimento com prescrição de cefalexina sem melhora, e encaminhada para internação. Avaliada por dermatopediatra com diagnóstico de HI ulcerado com infecção secundária, iniciado propranolol juntamente com curativo de silicone e creme antimicrobiano (poli-hexametileno biguanida). Aumentada dose semanalmente de propranolol até 2mg/kg/dia, e realizado troca de curativo diário durante 3 semanas, apresentando melhora significativa e regressão total da ulceração.
Discussão: O diagnóstico do HI é clínico, através da história evolutiva de fase de crescimento rápido, atingindo 80% do seu volume final nos primeiros 3 meses de vida, e posterior período de involução lenta. Em caso de dúvida diagnóstica, pode ser realizada biópsia com imuno-histoquímica que será positiva para GLUT-1.
As principais indicações de tratamento são lesões grandes, risco de comprometimento funcional ou estético, e ulcerações. A ulceração pode causar dor, sangramento e infecção secundária, além do risco de cicatriz permanente. A primeira escolha de tratamento sistêmico é o beta-bloqueador propranolol, que causa supressão do crescimento dos vasos sanguíneos e de substâncias pró-inflamatórias.
Conclusão: O pediatra deve estar atento à possibilidade de HI e orientar os pais sobre a evolução da lesão, uma vez que o prognóstico está relacionado com a introdução precoce do tratamento evitando complicações.