Introdução: A pandemia da COVID-19 repercutiu de maneira expressiva na forma como crianças e adolescentes estudaram durante o período pandêmico. Com o fechamento das escolas e a transição para o ensino virtual, elas precisaram se adaptar a uma nova rotina. Dessa forma, desafios como a disponibilidade de internet e a inexperiência dos alunos com esse ambiente de ensino podem acarretar consequências na performance acadêmica dessas crianças. Objetivo: Analisar o impacto do isolamento social da COVID-19 no desempenho escolar de crianças. Métodos: A pesquisa recebeu aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Adotou-se uma abordagem transversal, analítica e análise/interpretação dos dados qualiquantitativa. Ademais, a coleta de dados ocorreu através de um formulário eletrônico, abrangendo uma amostragem não probabilística composta por pais e/ou responsáveis por crianças com idade entre 6 e 14 anos. Resultados: A população do estudo foi composta, majoritariamente, por crianças entre 10 e 11 anos (31,44%), do sexo feminino (56,19%), residentes em Minas Gerais (73,71%) e que frequentavam o ensino fundamental I (64,43%). Quanto ao desempenho escolar, 97,42% das escolas em que as crianças estudavam adotaram o ensino remoto, principalmente por meio de aulas síncronas (76,19%) e submissão de tarefas (61,90%). Foi percebido pelos pais e responsáveis piora na performance acadêmica (44,26%), disposição (46,74%) e concentração (43,48%) das crianças quando comparado com a modalidade presencial. Ademais, a respeito do tempo despendido para as atividades escolares remotas, houve diminuição em relação ao presencial (40,22%). Conclusão: Observou-se que, na percepção dos pais e responsáveis, foram notadas alterações negativas em todos os aspectos referentes ao desempenho escolar das crianças com a implementação do ensino virtual durante a pandemia. Essas mudanças podem impactar adversamente na vida dessas crianças e, dessa forma, justifica-se a realização de novas pesquisas para avaliar o impacto a longo prazo desse período pandêmico no futuro delas.