INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA AVALIAÇÃO INICIAL

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento, uma condição complexa identificada por déficits na interação social e de comportamento restritos e repetitivos. Esta pesquisa foi realizada como uma revisão de literatura, visando instituir a conexão entre a nutrição e as expressões posturais das crianças. Objetivo: O estudo tem como finalidade principal, estabelecer um vínculo entre o comportamento de crianças com autismo e sua respectiva alimentação, apresentando de que maneira os alimentos consumidos podem influenciar a maneira de agir dessa população. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão de literatura, elaborando uma análise crítica de publicações existentes. Esse método utilizou a base de dados do PubMed com auxílio da plataforma Scielo, utilizando as seguintes palavras-chave: ´autism´, ´diet´, ´nutrition´. Resultados: A análise dos resultados, permite concluir que a nutrição emerge como fator determinante em algumas situações comportamentais. A título de exemplo, sensibilidades alimentares ao glúten e à caseína, foram correlacionadas a atitudes desafiantes em crianças com TEA. Além disso, a suplementação de ácidos graxos e ômega-3 foi correlacionada a progressos na postura social e na interação. Uma dieta rica em gorduras saudáveis com uma quantidade moderada de proteínas foi atrelada ao controle de comportamentos repetitivos. Conclusão: Resultados revelam uma interconexão complexa entre alimentação e comportamento em crianças com TEA. Vale ressaltar que devido à sensibilidade e limitações alimentar presente nos pacientes, torna-se primordial considerar a alternância de respostas individuais. Sendo assim, conclui-se que em razão da importância dessa interação, deve-se incluir a nutrição como parte das estratégias utilizadas de intervenção e de cuidado com o paciente com o transtorno do espectro autista, com finalidade de potencializar a prática terapêutica e estabelecendo melhorias significativas no comportamento e no bem-estar dessas crianças.