INTERAÇÕES MIDIÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA IMPLEMENTAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO

Introdução: A baixa cobertura do saneamento é fator de risco importante para o adoecimento, particularmente das crianças. A educação em saúde é condição fundamental nos processos sociais de implementação do saneamento básico.
Objetivo: Contribuir para a educação continuada de educadores habilitando-os para o ensino do tema saneamento básico.
Método: Utilizou-se a abordagem qualitativa e o método pesquisa-ação, com diferentes técnicas de pesquisa e intervenção, entre as quais, foi oferecido aos professores de cinco escolas de ensino fundamental da rede pública do Município de São Paulo, um curso de educação à distância elaborado para atender as necessidades desses profissionais, previamente detectadas por meio de grupos focais.
Resultado e Discussão: No decorrer do curso, os participantes tiveram a oportunidade de interagir em ambiente virtual, moderado por tutores especializados no assunto, permitindo troca de experiências e saber. Entrevistas coletivas associadas à observação participativa demonstraram que na finalização do curso esses profissionais passaram a ter uma postura diferenciada quanto ao entendimento da influência do saneamento básico na determinação do nível de saúde e qualidade de vida das pessoas. Atividades práticas propostas durante o curso estimularam os professores a produzir seus próprios materiais pedagógicos junto com os seus alunos. Isso contribuiu para o exercício da criatividade, autonomia e empoderamento em um processo contínuo de construção de conhecimentos, tanto de professores quanto dos alunos, favoreceu o desenvolvimento de habilidades, mobilização de emoções e afetos, fundamentais no aprofundamento da atitude crítica.
Conclusão: A educação em saúde apoiada em diferentes estratégias pedagógicas, mostrou-se fundamental na formação de professores e alunos para prepará-los para uma atuação política voltada para a transformação da realidade e a universalização do saneamento básico.