INUSITADA CAUSA DE ANEMIA EM PACIENTE COM SÍNDROME DE TURNER E HIPOTIREOIDISMO.

Introdução: A Síndrome de Turner (ST), uma cromossomopatia na qual ocorre a ausência parcial ou total de um cromossomo X em indivíduos com fenótipo feminino, está associada a uma maior probabilidade de desenvolvimento de doenças como o hipotireoidismo que, quando não tratado adequadamente, pode levar à anemia.

Descrição: Paciente, 16 anos 6 meses, sexo feminino, com ST, acompanhada em ambulatório de endocrinologia, foi diagnosticada com tireoidite de Hashimoto (anti-TPO 1135,29UI/ml, TSH 100mUI/mL) em exames de screening. Prescrito levotiroxina, porém sem controle adequado, devido a uso irregular da medicação. Além disso, apresentou anemia grave, macrocítica e normocrômica, sem deficiência de vitamina B12 e B9 (Hb 7,0g/dl, Htc 26,5%, VCM 115fL, HCM 30,4pg, RDW 22,7, B12 300pg/ml, B9 19,18ng/ml). Sem melhora com o uso de sulfato ferroso. Não apresentava sangramentos cutâneo-mucosos e nem havia apresentado menarca. Mantendo descontrole da função tireoideana (TSH 530mUI/mL, T4L 0,11). Orientada sobre a importância da adesão ao tratamento do hipotireidismo, aumentada a dose de levotiroxina e suspenso o uso de sulfato ferroso. Após 2 meses de uso regular de levotiroxina, a paciente apresentou melhora da disfunção tireoidiana e concomitante resolução da anemia, demonstrando a associação entre essas comorbidades (Hb 12,7g/dl, Htc 35,8%, TSH 1,39microUI/ml, T4 livre 1,7ng/dl).

Discussão: A ST é uma condição genética que cursa com o aumento da taxa de algumas doenças, entre elas, o hipotireoidismo, que, por sua vez, pode acarretar diversas consequências metabólicas, como, por exemplo, a anemia. A redução do metabolismo basal provocada pelo hipotireoidismo leva a redução do “turnover” das hemácias, que terão níveis reduzidos no sangue.

Conclusão: Nesse contexto, destaca-se a importância de reconhecer a associação entre hipotireoidismo e anemia e lembrar do aumento da incidência de hipotireoidismo em meninas com ST para que a terapêutica adequada seja instituída, evitando-se tratamentos desnecessários e ineficazes e otimizando os desfechos clínicos.