MENINGITE VIRAL NA PEDIATRIA: UM RELATO DE CASO

Introdução
A meningite viral é caracterizada por apresentar alterações neurológicas, que, em geral, evoluem de maneira benigna. As crianças de até 5 anos de idade constituem o principal grupo de risco para essa enfermidade. Este trabalho é um relato de caso sobre Meningite Viral e tem como objetivo relatar o quadro clínico, diagnóstico e manejo.

Descrição de caso

V.B.B., sexo masculino, 10 meses, deu entrada em hospital de origem apresentando crise convulsiva tônico-clônica generalizada sem associação com hipertermia. Foram realizadas 4 doses de diazepam, porém 3 destas em subdose, hidantal e fenobarbital, os dois últimos em dose de ataque. Após estabilização mantido em oxigenioterapia com cateter nasal, sem outros sintomas. Mãe relata que filho iniciou com quadro de febre há 14 dias, associado a rash cutâneo. Ao exame físico observava-se cianose de extremidades associado a hipoatividade.
Paciente necessitou de transferência para UTI pediátrica, onde foi realizado novo rastreio infeccioso com exames laboratoriais (evidenciando leucocitose), radiografia de tórax (sem alterações), tomografia computadorizada de crânio (sem alterações) e punção lombar (14 leucócitos, sendo 80% linfócitos, proteínas 53,3 e glicose 61,5). Ao exame físico, notou-se paciente sonolento e com déficit motor. Devido ao quadro de meningite viral, optou-se por iniciar tratamento com aciclovir, associando ceftriaxona e vancomicina endovenosos por 14 dias. Após conclusão do tratamento, paciente evoluiu com melhora clínica e laboratorial, recebendo alta médica sem sequelas adquiridas.

Discussão

A meningite é uma inflamação das membranas do sistema nervoso central e seu diagnóstico se dá através da coleta do líquido cefalorraquidiano. Tal exame é necessário para determinar a etiologia, orientar a terapêutica e prevenir complicações ocasionadas pela doença.

Conclusão

Devido a gravidade da doença em questão, a detecção precoce dos quadros de meningite é essencial para um tratamento efetivo, determinando assim um bom prognóstico do quadro, evitando possíveis sequelas.