Introdução: A Sífilis Congênita é transmitida para o feto em qualquer idade gestacional ou estágio da doença na gestante. É considerada a doença congênita mais fácil de ser evitada e sua ocorrência indica falha no acompanhamento médico.
Descrição do caso: Lactente de seis meses de vida, nascido a termo, sexo masculino, peso de nascimento 3.275gr, VDRL 1/4 RN e mãe 1/2 VDRL ao nascimento. Vem em consultório após tratamento de Sífilis Congênita feita na maternidade com Penicilina Benzatina dose única. Agora, com seis meses de vida evoluiu para Neurossífilis no acompanhamento. Diagnóstico feito através de anticorpos totais específicos anti-t-pallidum no líquor, reagente 1,90. Feito tratamento e acompanhamento clínico até o momento satisfatório com novo líquor não reagente após tratamento com Penicilina cristalina 200.000 U/Kg/dia por 10 dias.
Discussão: Queremos demonstrar que e diagnóstico precoce e tratamento adequado durante o pré-natal e período neonatal é capaz de prevenir a Sífilis Congênita e sua evolução para a Neurossífilis e as outras complicações inerentes do tratamento inadequado.
Conclusão: Doença Milenar, de fácil diagnóstico, acessível durante o pré-natal, mostrando a necessidade de um acompanhamento da gestante, do feto e lactente. Temos protocolos bem estabelecidos de diagnóstico e tratamento, com testes disponíveis na rede pública e privada com tratamento efetivo e barato se feito corretamente.