Introdução:
A qualidade do sono impacta significativamente a funcionalidade diurna, comportamental e emocional em crianças, gerando estresse familiar. Distúrbios crônicos associam-se a prejuízos na aprendizagem, memória, humor, atenção e comportamento, aumentando riscos de lesões e alterações metabólicas. Essas implicações ressaltam a urgência de abordar distúrbios do sono em crianças para garantir bem-estar imediato e prevenir complicações a longo prazo.
Objetivo:
Este estudo tem como objetivo analisar as complicações do sono inadequado em crianças de 0 a 3 anos. Buscando estratégias de intervenção para garantir um sono ideal, sem interferir no crescimento infantil.
Metodologia:
Trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos científicos através da coleta de dados de agências governamentais, organizações de saúde, SciELO, PubMed, Scorpus. Sendo direcionado apenas estudos científicos com alto índice de relevância, publicados nos últimos 10 anos. O enfoque específico recai sobre as complicações desencadeadas pelo sono insuficiente e seu impacto no crescimento infantil.
Resultados:
Diante desta revisão bibliográfica e análise de dados, foi possível avaliar que as complicações em relação ao sono adequado é um índice importante, foram incluídos 47 bebês de 0 a 3 anos, 35,7% apresentaram alterações no padrão de sono. Dentre estes, 40,4% foram diagnosticados com distúrbio do sono conforme relatado pelas mães. Destaca-se que 42,55% dos bebês nunca tiveram dificuldades para iniciar o sono. Dificuldades frequentes para iniciar o sono, especialmente todas as noites, correlacionaram-se com distúrbios em 71,4% e 75%, respectivamente.
Conclusão:
Em síntese, este estudo proporcionou uma visão abrangente das implicações dos distúrbios do sono em crianças de 0 a 3 anos para o seu bem-estar. A identificação de alterações no padrão de sono em 35,7% dos 47 bebês estudados, com 40,4% diagnosticados com distúrbio do sono, destaca a necessidade de intervenções precoces. Assim, o foco não é apenas mitigar os distúrbios do sono, mas também criar um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil saudável.