OFICINA EM CARÁTER EMERGENCIAL APLICADA A PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE UMA ÁREA PRIORITÁRIA DA REGIÃO NORTE BRASILEIRA

Introdução: A Taxa de Mortalidade infantil (TMI) relaciona-se à qualidade e abrangência dos recursos de saúde. No Brasil, as regiões Norte e Nordeste apresentam elevada TMI, possivelmente devido a assistência insuficiente à população neonatal e pediátrica.
Objetivo: Analisar a efetividade de uma oficina de treinamento teórico-prática no desempenho de profissionais de saúde para melhora do atendimento de recém nascidos e crianças até dois anos de idade na cidade de Rio Branco.
Método: A oficina teve como público alvo profissionais de saúde de hospitais da capital e de cinco municípios do interior do estado do Acre, desenvolvida em parceria com a Organização Panamericana de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Acre. Ministrada em seis módulos, com carga horária de 24 horas, abrangeu palestras expositivas, avaliações teóricas sob o modelo pré e pós teste e simulações práticas com equipamentos e manequins neonatais. Os temas abordados foram: reanimação neonatal, noções de suporte avançado de vida com ênfase no lactente, noções de estabilização e transporte de alto risco.
Resultados: Comparando os momentos pré e pós-teste, observamos uma melhora do desempenho nos 6 módulos propostos, conforme a variação percentual das notas: reanimação parte 1 (60,62%), reanimação parte 2 (32,21%), estabilização parte 1 (65,27%), estabilização parte 2 (14,90%), transporte de alto risco (67,92%). No último módulo, realizou-se simulações realísticas, em que os participantes foram classificados como aprovados. Identificou-se maior carência nos temas: reanimação neonatal e transporte de alto risco. A estratégia foi replicada pelos profissionais participantes em seus respectivos municípios.
Conclusão: O ensino através de oficina teórico-prática mostrou-se efetivo na atualização e aprimoramento de condutas na emergência neonatal e pediátrica. Propõe-se atuação voltada à capacitação dos profissionais e disponibilização de equipamentos essenciais, a fim de transformar o contexto precário de assistência e alto índice de mortalidade infantil no Norte do país.