Introdução
A glomerulonefrite pós infecciosa é uma complicação não supurativa esptretocócica de uma infecção na pele ou amigdalite em sua maioria. Na faixa etária pediátrica ocorre prevalência da síndrome nefrítica, que é caracterizada pela tríade: hematúria, hipertensão arterial e edema.
Caso clínico
Paciente adolescente, internado em CTI em ventilação mecânica e antibioticoterapia para sepse de origem pulmonar e hemocultura positiva da admissão para CA- MRSA. História de 15 dias antes da internação de queda da própria altura com lesão em pé associada a febre e tratamento realizado com sintomáticos. Evoluiu com taquidispneia e manteve febre, indicada internação hospitalar.
Durante internação, desenvolveu hematúria macroscópica, hipertensão arterial que se manteve após estabilização de choque séptico, com necessidade de uso de anti-hipertensivo associado a hipoalbuminemia e proteinúria nefrótica. Decidido investigação complementar por biópsia renal com microscopia ótica, imunoflorescencia e microscopia eletrônica: glomerulonefrite aguda pos infecciosa com deposição de IgA e infecção por S aureus.
Discussão
A glomerulonefrite associada a estafilococos é mais comum em adultos de meia idade e positiva em menos de 1% das biópsias renais. Acontece quando o paciente está com a infecção ativa e prolongada , é necessário uma produção contínua de antígeno para que essa induza a inflamação renal. Na patogênese, pouco compreendida, ocorre deposição nos glomérulos de complexos imunes pré- formados. Antígenos e anticorpos coexistem na circulação durante o período da infecção e essa antiginemia prolongada favorece a formação do imunicomplexo e sua posterior deposição nos glomérulos. A deposição combinada com a imunoglobulina A pode ser explicada pois o antígeno estafilococo ativa células T e B, que ativam principalmente a produção de IgA, que por sua vez reage e se liga à esses antígenos depositados na membrana basal glomerular.
Conclusão
A biópsia com depósito de IgA e C3 sugerem Glomerulonefrite Difusa Aguda Pós-infecciosa Relacionada a deposição por IgA e infecção por Staphylococcus estafilococo(Ca-MRSA), raro na faixa etaria pediátrica. Houve resolução, após iniciada corticoterapia, da proteinúria nefrótica e normalização do complemento.