RELATO DE NEUROBLASTOMA ADRENAL INVADINDO ARTÉRIA MESENTÉRICA SUPERIOR EM PACIENTE DE TRÊS ANOS

Introdução: O presente relato de caso é um estudo de um neuroblastoma de estágio 3 na adrenal em uma paciente de 3 anos, a qual foi submetida a quimioterapia e cirurgia para remoção.

Descrição do caso: Paciente feminina de 3 anos e 3 meses, chegou ao pronto socorro em março de 2021 queixando de dor abdominal, sem sangramentos, negando perda de peso, foi internada. Uma TC de abdômen apresentou uma lesão expansiva. Foram solicitadas dosagem de VMA e HMA aumentados na urina, confirmando o diagnóstico de neuroblastoma em estágio III. A paciente foi submetida a quimioterapia, por protocolo Neuro IX, totalizando 6 ciclos pré-introdutórios e 4 introdutórios. Posteriormente, embora uma diminuição pequena das lesões, foi submetida a ressecção da massa que envolvia a artéria mesentérica superior.

Discussão: Neuroblastoma é um tumor abdominal originário de células imaturas do sistema nervoso. É uma causa comum de malignidade na infância, sendo mais prevalente em crianças abaixo de 5 anos. O acometimento da adrenal é o usual, podendo ser observado em outras regiões e os sintomas variam conforme a anatomia. Observamos, em um quadro de adrenal, comumente, uma massa sem aspecto macio, dor abdominal e alterações no trânsito intestinal. Como principal valor laboratorial para diagnóstico usamos a dosagem de HMA e VMA, que apresentam-se elevados. Para imagem, uma RM é o indicado para uma avaliação inicial, sendo o MIBG complementar por conseguir delinear a extensão do neuroblastoma. O tratamento envolve remoção de forma cirúrgica, em tumores de alto risco, uma quimioterapia inicial serve para mitigar o tumor e possibilitar a remoção.

Conclusão: O estudo do neuroblastoma é ímpar para o correto diagnóstico e terapêutica da doença, sobretudo considerando quão variadas são as formas de manifestação, do seu potencial de invasão de demais tecidos e de ser um tumor característico de pacientes muito jovens.