INTRODUÇÃO
O desenvolvimento infantil pode ser impactado por períodos de hospitalização e surgimento de patologias, sendo a desnutrição determinante na morbidade e no tempo de internação.
OBJETIVO
Objetivou-se avaliar o tempo de internação, diagnósticos médicos prevalentes e estado nutricional de crianças hospitalizadas.
MÉTODO
Realizou-se estudo retrospectivo com 123 pacientes internados na enfermaria de um hospital privado de São Paulo entre os períodos de março a agosto de 2023. Classificou-se o estado nutricional conforme as curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde na admissão. Classificou-se desnutrição pela circunferência do braço (CB) da admissão considerando a referência de Frisancho. As especialidades médicas foram designadas conforme a seguir: oncologia G1, pneumologia G2, neurologia G3, nefrologia G4, reabilitação intestinal G5, infectologia G6, ortopedia G7 e gastroenterologia G8.
RESULTADOS
A média de idade foi 5 anos, sendo predominante o público masculino (59%). A distribuição das especialidades médicas, o tempo médio de internação e prevalência de desnutrição segundo a especialidade foram respectivamente: G1 41%, 28 dias, 23%, G2 26%, 8 dias, 1,4%, G3 5%, 16 dias, 2,7%, G4 15%, 26 dias, 10,8%, G5 4%, 77 dias, 4,1%, G6 5%, 9,8dias, 0%, G7 2%, 16,5 dias, 0%, G8 2%, 39 dias, 2,7%. Segundo as curvas de crescimento predominou-se eutrofia (68%), seguido por magreza (20%), sobrepeso (11%) e obesidade (1%). Não houve perda ponderal em 88% dos casos. Não houve redução de CB em 88% dos casos.
CONCLUSÃO
Houve predominância de especialidades de alta complexidade como oncologia e nefrologia e baixa complexidade no grupo de pneumologia. Internações mais prolongadas pelos pacientes acompanhados pela reabilitação intestinal e oncologia reforçam a alta complexidade e necessidade de equipe especializada. A especialidade gastroenterologia demonstrou tempo de internação elevado provavelmente pela capacidade absortiva prejudicada. A desnutrição predominou-se nos pacientes oncológicos ou acompanhados pela nefrologia.