TREINAMENTO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA FAIXA ETÁRIA PEDIÁTRICA PARA LEIGOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE

INTRODUÇÃO: Acidentes, incluindo afogamentos e engasgos, são importante causa de óbito na faixa pediátrica, podendo levar à Parada Cardiorrespiratória (PCR). A aplicação correta dos procedimentos de Suporte Básico de Vida (SBV) em ambiente pré-hospitalar é imprescindível para sobrevida desses pacientes, sendo fundamental que a população e os profissionais de saúde estejam capacitados para realizar essas medidas.
OBJETIVOS: Educar a população leiga e profissionais da saúde em SBV na faixa pediátrica para habilitá-los a iniciar manobras de ressuscitação de maneira rápida e adequada.
MÉTODOS: Foram utilizadas duas abordagens para o ensino: apresentação teórica e interativa sobre o tema, com discussões de situações de emergência frequentes em crianças utilizando linguagem simplificada para atingir a população, e simulação em manequins, reproduzindo manobras para as emergências cardiorrespiratórias, conforme orientação da American Heart Association.
RESULTADOS: Entre anos de 2021 e 2022 foram realizadas atividades em cidades do interior paulista, dentre elas: em Shopping, atingindo a população leiga, com treinamento de 172 indivíduos, capacitação de profissionais da Guarda Civil/Municipal e integrantes do SAMU, atingindo 119 profissionais, e, em outra cidade, foram treinados enfermeiros, motoristas de ambulância e profissionais de limpeza de unidade de emergência local, contemplando 35 profissionais. O treinamento foi aplicado por estudantes de medicina supervisionados por docente da emergência pediátrica. Evidenciado retorno positivo dos ensinamentos, em especial nas escolas, onde pouco tempo depois do treinamento, após engasgo em escolar e aplicada manobra adequada, o quadro fora prontamente revertido.
CONCLUSÃO: O SBV é ferramenta fundamental para o reconhecimento e manejo adequado de situações de emergência. Pudemos identificar que o treinamento de leigos é de fácil execução e que as manobras são reprodutíveis pelos indivíduos treinados e sem experiência prévia. Sendo assim, a ampliação deste treinamento em forma de educação continuada pode transformar nossa sociedade em local mais seguro para sobrevida de nossas crianças em situações de risco.