VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO TEÓRICO PARA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE DISCENTES DA SAÚDE EM RESSUSCITACÃO CARDIOPULMONAR PEDIÁTRICA

A parada cardiorrespiratória (PCR) é a cessação súbita da atividade cardíaca, seu atendimento se dá através do suporte básico e avançado de vida. O diagnóstico precoce da PCR e início precoce das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) garante ao paciente menor morbimortalidade. Visando averiguar a efetividade do ensino por simulação em RCP pediátrica, urge a criação e validação de um instrumento avaliador do conhecimento adquirido pelos discentes, de tal forma que corrobore com a sedimentação e eficiência do método. Desenvolver e validar o conteúdo para um instrumento teórico de coleta de dados para posterior avaliação de conhecimento adquirido por estudantes da área da saúde em RCP pediátrica. Trata-se de estudo metodológico, relacionado à validação de instrumento teórico para capacitação em RCP pediátrica, voltado aos discentes da saúde. Realizada em universidade privada no interior do Estado de São Paulo, com autorização prévia do responsável legal da instituição. A amostra foi composta por peritos com experiência em suporte de vida em pediatria que concordaram em participar por meio da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. O estudo foi realizado em duas etapas, a primeira consistiu na elaboração do questionário e a segunda, na validação pela técnica de Delphi, sendo seus dados submetidos a análise descritiva e exploratória. A amostra foi composta por 4 enfermeiros e 3 fisioterapeutas. Dois eram doutores, quatro mestres e um especialista. Na primeira rodada de Delphi o IVC médio foi de 0,96, sendo duas questões consideradas parcialmente adequadas ou inadequadas. Já na segunda etapa, após adequações sugeridas, o IVC médio foi de 0,92, sendo que todas as questões apresentaram IVC mínimo de 0,8, valor necessário para validação. O estudo resultou na validação do instrumento e através da técnica de Delphi houve o refinamento pelo alcance do consenso dos peritos em relação a ele.