Apoio à mulher trabalhadora que amamenta

O Ministério da Saúde (MS) vem desenvolvendo estratégias no país para apoiar a mulher trabalhadora na manutenção do aleitamento materno. Entre as diversas ações, o Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, está promovendo, em várias capitais brasileiras, oficinas para profissionais de saúde com o objetivo de lançar materiais informativos e capacitar esses profissionais para realizar sensibilização e orientação/apoio aos gestores/patrões de instituições públicas ou privadas que tenham mulheres em período fértil para a criação da sala de apoio à amamentação, sensibilização para a adesão à licença maternidade de seis meses e outras ações nessa linha.

Nesse sentido, foi realizada, nos dias 27 e 28 de junho, a Oficina para Apoio da Mulher Trabalhadora que Amamenta, organizada pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo juntamente com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Participaram do evento 30 profissionais de saúde, que aprenderam aspectos teóricos sobre o tema aleitamento e mulher trabalhadora e receberam materiais do Ministério da Saúde, como: Cartilha para a mãe trabalhadora que amamenta; folder para as chefias “Apoio à Mulher Trabalhadora para Manter a Amamentação”; Nota Técnica Conjunta nº 01/2010 ANVISA (Portaria 193/2010) e Ministério da Saúde; vídeo sobre “Salas de Apoio à Amamentação no local de trabalho” e cartaz de orientação quanto à retirada e armazenamento do leite materno. Além disso, os participantes foram divididos em grupos para a realização de atividades práticas, que incluíram visitas a empresas ou entidades públicas para vivenciar a criação de condições para que a trabalhadora/estudante mantenha a lactação.

De acordo com Valdenise Tuma Calil, diretora da Sociedade Brasileira de Pediatria para acompanhamento da licença maternidade, a oficina foi muito boa e produtiva e atingiu plenamente seus objetivos. “Embora houvesse 30 participantes matriculados, 26 assinaram o termo de compromisso com o Ministério da Saúde para acompanhar as ações nas empresas visitadas. A ideia é que cada membro acompanhe a implantação em pelo menos duas empresas”, informou Valdenise. Com relação às visitas às empresas, Valdenise conta que, de maneira geral, os resultados foram bastante animadores com relação à implantação de várias ações para favorecer o aleitamento no caso da mulher trabalhadora.

A Oficina foi realizada no SECONCI (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), na capital de São Paulo.

Assessoria de Imprensa – SPSP

Assessoria de Imprensa SPSP

Mesa de abertura do evento: Luiz Anderson Lopes, representando Eduardo Vaz, presidente da SBP; Gilmara Silva, da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do MS; Marina Ferreira Rea, representante do IBFAN e coordenadora do evento pela SES-SP; Newton Tomio Miyashita, representando Nilson Roberto de Melo, presidente da Febrasgo; Norma Suely Araujo, superintendente do IEPAC/SECONCI-SP; e Clóvis Francisco Constantino, presidente da SPSP.

 

Assessoria de Imprensa SPSP

Clóvis Francisco Constantino, presidente da SPSP, fala ao público presente.
 

Assessoria de Imprensa SPSP

Presentes assistem ao vídeo sobre salas de apoio à amamentação no local de trabalho.
 

Assessoria de Imprensa SPSP

Marina Ferreira Rea, representante do IBFAN e coordenadora do evento pela SES-SP, fala ao público presente.