Asma na infância e adolescência

Asma na infância e adolescência

No dia 21 de junho inicia-se o inverno no Brasil e essa foi a data escolhida pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional de Controle da Asma.

A asma é uma das doenças crônicas mais comuns em Pediatria. Estima-se que, no Brasil, cerca de 20% das crianças em fase escolar, residentes em grandes centros urbanos, tenha sintomas de asma. Essa prevalência muda conforme a região do país e idade pesquisada.

Na asma existe um processo inflamatório das vias aéreas que resulta da interação entre fatores genéticos com a exposição ambiental. É muito frequente nas crianças as crises serem desencadeadas por quadros infecciosos respiratórios corriqueiros, como um simples resfriado comum. 

O pediatra deve estar sempre preocupado em manter a doença sob controle, para que o crescimento e desenvolvimento da criança e do sistema respiratório ocorram em harmonia. Hoje em dia existem muitos recursos terapêuticos para que a criança e o adolescente tenham uma boa qualidade de vida, sejam capazes de realizar suas atividades escolares e esportivas de forma até mesmo competitiva. O monitoramento da doença será com consultas regulares e nos escolares e adolescentes também serão realizados, de forma programada, exames para avaliar a função pulmonar. Em alguns casos específicos, o pediatra pode solicitar avaliação de outros especialistas, como no caso de asma grave ou quando o pediatra suspeitar de outras doenças acompanhando ou agravando o quadro de asma. 

A mensagem importante para as famílias de crianças e adolescentes com asma é saber que existe controle da asma, e os pacientes com a doença bem controlada poderão ter uma vida onde a doença trará pouco ou nenhum impacto na sua vida escolar, suas práticas esportivas (sim, é muito importante um estilo de vida saudável para o asmático, que inclui práticas esportivas regulares) e lazer. 

 

Relatora:
Mariana Buarque de Almeida
Departamento Científico de Pneumologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo


Foto: photomim | depositphotos.com

 

Saiba mais:

O que é asma?
Meu filho tosse com frequência, como saber se tem asma?