Texto divulgado em 02/12/2025
Em comemoração ao Mês da Prematuridade (Novembro Roxo), a SPSP promoveu, no dia 29 de novembro, presencialmente, no auditório da sede da SPSP, o Café da Manhã com o Professor – Abordagem das Dificuldades Alimentares do Recém-Nascido Pré-Termo. Sob organização da Diretoria de Cursos e Eventos e DC de Neonatologia da SPSP, o evento, dirigido a pediatras, teve por objetivo discutir as principais dificuldades alimentares do recém-nascido pré-termo na internação e no seguimento. Na oportunidade, foi sorteado o livro Situações Clínicas em Neonatologia – Bases para o Diagnóstico e Conduta, da série Atualizações Pediátricas.
Coordenado por Jamil Pedro de Siqueira Caldas, presidente do DC de Neonatologia da SPSP, que foi o moderador da mesa e realizou a abertura da atividade, o Café da Manhã contou com a participação dos seguintes especialistas: Marina Carvalho de Moraes Barros e Maria Augusta Bento Cicaroni Gibelli, respectivamente vice-presidente e secretária do DC de Neonatologia da SPSP; além do médico Paulo Roberto Pachi, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; da fonoaudióloga clínica Flávia Giuli Santi Martins Ribeiro, pesquisadora e coordenadora dos Programas de Triagem Auditiva Neonatal e de Disfagia Neonatal do Hospital São Luiz-Rede D’Or nas Unidades Star, Anália Franco e São Caetano; e da médica Mary de Assis Carvalho, professora doutora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual – Área de Gastrenterologia – Hepatologia Pediátrica.
Os temas apresentados no Café da Manhã foram: Dificuldades alimentares na fase neonatal e a atuação da fonoaudiologia, Refluxo gastroesofágico no recém-nascido pré-termo – imaturidade funcional ou doença? e Uso racional de fórmulas lácteas especiais na unidade neonatal. Ao final do evento, houve uma discussão com perguntas do público aos especialistas.





