Campanha de Detecção da Ambliopia 2024

Texto divulgado em 01/10/2024


A ambliopia é quando um dos olhos não se desenvolve bem e fica “preguiçoso”. E isso pode acontecer se existe uma diferença de grau entre os olhos, ou se há um estrabismo ou olho “torto”, ou, ainda, se tem algum problema que não deixa o olho ver com nitidez – e pode ocorrer sem qualquer queixa da criança e sem apresentar sinal externo.

Dessa forma, a Campanha de Detecção da Ambliopia, realizada durante todo o mês de outubro, e organizada pelo CLADE (Centro Latino-Americano de Estrabismo), tem por objetivo conscientizar, educar e informar pediatras e demais profissionais da saúde, educadores e público geral, sobre o quão é importante o diagnóstico deste problema o mais precocemente possível, bem como a sua abordagem terapêutica e, assim, evitar a perda definitiva da capacidade visual da criança.

Para isso, é fundamental levar as crianças para exame oftalmológico desde muito pequenas, mesmo aquelas que “enxergam tudo”. A ambliopia tem cura se for descoberta e tratada até os 7 anos de idade. No mês da visão, a Campanha de Detecção da Ambliopia vem para alertar pais, profissionais da saúde e educadores. A SPSP apoia esta causa!

Conheça mais sobre a ambliopia, acessando o PDF 

Márcia Keiko Uyeno Tabuse
Presidente do Departamento Científico de Oftalmologia da SPSP
Marcia Beatriz Tartarella
Membro do Departamento Científico de Oftalmologia da SPSP e coordenadora da Campanha de Detecção da Ambliopia no Brasil (2024)