Campanha de Proteção da Audição em Crianças e Adolescentes

Campanha de Proteção da Audição em Crianças e Adolescentes

Texto divulgado em 08/04/24


O Departamento Científico de Otorrinolaringologia da SPSP, representado pelo presidente Manoel de Nóbrega, lança a Campanha “Proteção da Audição em Crianças e Adolescentes”. O alerta é que a perda auditiva não é visível, portanto, se você usa fones de ouvido frequentemente é preciso consultar seu médico e realizar audiometrias regularmente.

Segundo Manoel, o indivíduo que escuta música com fones de ouvido a 100 dB por 15 minutos pode estar exposto ao mesmo nível de intensidade sonora de trabalhadores industriais expostos a 85 dB em um dia de jornada de trabalho de 8 horas. Cerca de 22% dos adolescentes que usam fones de ouvido 80 minutos ou mais por dia podem desenvolver perda auditiva após 5 anos. Além disso, cerca de 40% dos jovens estão expostos a níveis sonoros potencialmente prejudiciais em ambientes recreativos, como discotecas, bares, academias, ginásios, aulas de dança, entre outros.

Os dados são alarmantes por isso a campanha objetiva conscientizar a todos sobre os riscos relacionados ao uso de fones de ouvidos. O volume do seu fone de ouvido pode ser lesivo e causar danos irreversíveis.

Fique atento ao volume do seu fone, senão seu próximo equipamento pode ser o aparelho auditivo.

Faça parte desta Campanha e compartilhe!